A Companhia Águas de Joinville foi selecionada no Prêmio Ideias em Ação 2020, na categoria desafio, evento organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Companhia concorreu com o projeto “Smart Water – Otimização da operação do abastecimento público de água potável por meio da Internet das Coisas.”
Participaram da disputa empresas de saneamento básico da América do Sul e Caribe. Com o prêmio, a Companhia terá direito a uma consultoria de Israel, País referência em saneamento básico. O BID vai financiar os custos de desenvolvimento do projeto.
A ideia do Smart Water é instalar sensores em todo o sistema de distribuição de água de Joinville. Essa ação vai gerar dados precisos de processos como distribuição, pressão na rede e vazamentos.
“Hoje, o sistema de distribuição é muito analógico e depende muito da percepção dos operadores. Os sensores vão nos passar informações rápidas e precisas, possibilitando tomadas de decisão mais assertivas, melhorando o sistema de abastecimento para o cidadão”, explica o engenheiro sanitarista da Companhia e autor do projeto, Felipe de Luca.