Companhia Águas de Joinville participa de simulado na Serra Dona Francisca

Publicada em 26/11/2021 às 17:26
Relacionado a:

Funcionários da Companhia Águas de Joinville (CAJ) participaram, na manhã de quarta-feira (24), do simulado de um acidente na Serra Dona Francisca, que envolveu veículo de carga com produtos perigosos e atendimento a vítimas. A ação causou a interdição da serra da SC-418, no trecho entre os quilômetros 8 e 18.

Os participantes do simulado de uma colisão entre ônibus e caminhão, com derramamento de produto químico no rio Cubatão, se prepararam com antecedência. “Ao longo de três meses a gente vem fazendo treinamento na área de contenção de produtos químicos e planejando esse simulado com produto extremamente tóxico no manancial, que chega até a estação de tratamento de água”, disse Jean Tragibo de Campos, gerente de Água da CAJ.

O exercício foi importante para testar de que forma cada elo da cadeia de informação da Companhia Águas de Joinville funcionaria numa situação de emergência real: primeiro, o aviso do acidente e paralisação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, depois a comunicação da ETA ao CIOP (Centro de Informações e Operações da CAJ) sobre o motivo da parada, o CIOP depois informa ao atendimento e ao setor de comunicação da Águas de Joinville para aviso à população, e a área operacional realiza todas as manobras necessárias para colocar o centro da cidade em contingência.

Na simulação, as vítimas do acidente seriam encaminhadas para hospitais do centro de Joinville, região que estaria com abastecimento de água. “O simulado também faz parte do Plano de Contingência e Emergência da Companhia, para que a gente esteja preparado para, numa hora de emergência real, estar com todos os procedimentos prontos para dar resposta o mais rápido possível”, completa Jean.

Além da Companhia Águas de Joinville, a ação integrada também teve a participação de: Defesa Civil de Joinville, Departamento de Trânsito de Joinville (DETRANS) Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, Arteris Litoral Sul, SAMU, Instituto Geral de Perícias (IGP) de SC, Bombeiros Voluntários de Joinville, Bombeiros Militares de Campo Alegre, Ambipar Response e Grupo de Resgate em Montanha (GRM).

Compartilhe