O Laboratório de Controle de Qualidade da Companhia Águas de Joinville passou pela avaliação de profissionais da Coordenação Geral de Acreditação (CGRE) do Inmetro, entre os dias 5 e 7 de junho. Durante a avaliação, os auditores do instituto acompanharam todos os processos realizados, desde a coleta em campo, análise no laboratório, até a emissão de certificados de análise.
Essa é uma auditoria de manutenção do sistema de gestão da qualidade, que tem como objetivo realizar uma revisão sistêmica do laboratório e evidenciar oportunidades de melhoria em seus processos. As auditorias de manutenção são importantes para assegurar que o sistema de gestão esteja em conformidade com as diretrizes da Norma NBR ISO/IEC 17025, que estabelece um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios em realizar análises.
“A avaliação foi tranquila, não houve não conformidades na parte de gestão. Estão todos de parabéns, a equipe da Águas de Joinville demonstrou competência durantes esses dias de avaliação”, relata Maria Angélica de Oliveira Coutinho, avaliadora líder da CGRE/Inmetro.
O laboratório da Companhia é acreditado junto ao Inmetro desde 2012. Desde então, a Águas de Joinville recebe auditores, a cada dois anos, para manutenção da acreditação. O reconhecimento do Inmetro comprova a credibilidade do laboratório nos resultados das análises de água.
“Estar em conformidade com a Norma NBR ISO/IEC 17025 atesta que o laboratório realiza suas atividades de forma precisa, com a obtenção de resultados rastreáveis e confiáveis, estabelecendo critérios que demonstram a competência técnica e a execução efetiva de um sistema de gestão da qualidade”, explica Patricia Karnopp, coordenadora do laboratório.
Em Joinville, 262 pontos são monitorados mensalmente nos 43 bairros da cidade, o que reforça a garantia da qualidade da água entregue à população. Somente em 2022, foram realizadas pelo laboratório 38,5 mil análises com o objetivo de atestar a qualidade da água.