Cada um pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de água, um recurso fundamental. Em junho, Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville reforçam o cuidado que todos precisam ter com a água por meio de uma campanha de conscientização.
Confira dez dicas da Águas de Joinville para usar a água de forma consciente e economizar:
1 – Informe vazamentos: ao perceber um vazamento na rua, ligue para a central telefônica 115. Além do desperdício de água, vazamentos causam baixa pressão na rede e desabastecimento da região atendida pela tubulação. Se sua casa estiver sem água, avise a Companhia também pela Central 115.
2 – Vazamentos ocultos: é quando o morador percebe uma alterações no consumo de água, mas não consegue identificar a origem dessa alteração. Saiba o que é considerado vazamento oculto e caso esteja com dificuldade para encontrar o vazamento, siga estas dicas ou contate um encanador de sua confiança. Caso a situação configure vazamento oculto, veja no link https://bit.ly/Vazamentooculto como proceder para solicitar alteração na fatura.
3 – Na cozinha: Ao deixar a torneira da cozinha aberta por cinco minutos, o consumo médio é de 55 litros de água. Por isso, ao lavar a louça, retire os resíduos, ensaboe os utensílios e depois abra a torneira para enxaguar. Se você tem uma máquina de lavar louças, utilize-a somente quando estiver com a capacidade máxima e ajuste a lavagem para economizar água e energia.
4 – No banheiro: Nunca jogue óleo ou lixo no vaso sanitário. Além de causar o entupimento da tubulação. Cada acionamento da válvula de descarga com caixa acoplada consome cerca de 6 litros de água. Tomar banhos mais curtos e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa pode economizar até 10 litros de água por minuto.
5 – Na lavanderia: Junte o máximo de roupas, e ajuste o nível de água da sua máquina de lavar. Depois de colocar as peças dentro do cesto, verifique se estão distribuídas de forma uniforme e veja o quanto elas preenchem o compartimento. Se for metade dele, o nível de água escolhido deve ser o médio. Se estiver menos da metade, use o baixo, e se estiver cheio, selecione o alto.
6 – No jardim: Prefira regar as plantas no início da manhã ou fim da tarde, pois esse hábito reduz as perdas de água por evaporação. Em vez de mangueira, use regador, e direcione a água sempre para a terra.
7 – Plantas: Prefira plantas que se adaptem bem ao clima da região e que não necessitem de muita água para sobreviver. A água de aquários, por ser rica em nutrientes, pode ser utilizada para regar as plantas.
8 – Área externa: Para lavar o carro, utilize um balde em vez de mangueira, assim você pode economizar cerca de 300 litros de água.
9 – Piscina: Lembre-se de cobrir sempre a piscina depois do uso. Além de reduzir a evaporação em até 90%, você também evita acúmulo de folhas e galhos na água.
10 – Reaproveitar sempre que possível: Ao cozinhar, utilize água do cozimento para preparar outros alimentos. A água da chuva e da lavagem de roupas também pode ser reaproveitada para lavar áreas externas, como garagem e calçadas.