Plano de Cargos e Salários – Resolução 01/2023

De:
Criado: 07/08/2023

Timbre

 

Resolução SEI Nº 0017340502/2023 – CAJ.DICAF.GGP.DHO

 

 

Joinville, 19 de junho de 2023.

 

RESOLUÇÃO 001/2023

 

 Dispõe sobre alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

 

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto considerando as revisões realizadas e as deliberações da reunião de 27 de abril de dois mil e vinte e três, APROVA: 

 

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º. Fica instituído o Plano de Cargos, Carreiras e Salários com as seguintes finalidades:

I – estabelecer padrões e critérios de Progressão por Mérito para os profissionais da Companhia;

II – possibilitar o reconhecimento aos profissionais por seu nível de desempenho;

III – manter a administração dos salários dentro dos padrões do mercado local, considerando os critérios de Progressão por Mérito e;

IV – criar as bases de uma política de recursos humanos capaz de conduzir de forma eficaz o desempenho, a qualidade, a produtividade e o comprometimento do profissional com os resultados do seu trabalho.

 

Art. 2º. Para os efeitos deste Plano de Cargos, Carreiras e Salários considera-se:

I – Cargo: é o título resultante  do agrupamento de funções, atribuições e responsabilidades específicas de mesma natureza de complexidade dentro de uma carreira, com denominação própria e amplitude de salário correspondente, provido e exercido pelo empregado titular, mediante aprovação em concurso público e assinatura de contrato de trabalho;

II – Função: é o conjunto de responsabilidades e atividades efetivamente exercidas pelo ocupante de um determinado cargo em um posto de trabalho, com a sua especificidade;

III – Profissional ou Empregado: é a pessoa legalmente investida em cargo da Companhia Águas de Joinville, mediante contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas;

IV – Salário: é a retribuição pecuniária básica fixada neste regulamento, paga mensalmente ao profissional pelo exercício das atribuições inerentes ao seu cargo;

V – Carreira: é a estrutura de desenvolvimento funcional e profissional, operacionalizada através de passagens a níveis superiores, sem alteração de cargo;

a) Classe: Conjunto de cargos vinculados a uma mesma tabela salarial, representado por algarismos romanos;

b) Nível: indicativo de cada posição salarial em que o profissional poderá estar enquadrado na Carreira, segundo critérios de desempenho, representado por admissão, efetivação e letras/números dentro da tabela salarial (podendo ir de A1 até M3).

VI – Mérito: é a demonstração de eficiência de entregas por parte do empregado na função efetivamente ocupada, verificado por meio de processo de avaliação de desempenho, sendo desencadeada 01 (uma) vez por ano, conforme portaria e regramento de avaliação de desempenho.

VII – Progressão por Mérito: consiste na mudança de níveis dentro da classe salarial ocupada (sentido horizontal – faixa). A progressão por mérito é a elevação do salário do empregado na tabela salarial e não ocorrerá de forma automática, mas por mérito, dentro de períodos de tempo.

 

TÍTULO II

DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

 

CAPÍTULO I

DO QUADRO DE CARGOS

 

Art. 3º. Fica aprovado o Quadro de Cargos disposto no Anexo I desta Resolução, ao qual se aplicam as normas deste Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

 

Art. 4º. Os cargos constantes no Anexo I são providos exclusivamente por concurso público de provas ou de provas e títulos e seu ingresso se dará sempre no nível de Admissão, passando para o nível de Efetivação assim que aprovado no período de experiência.

§ 1º. Os concursos públicos para o provimento dos cargos abrangidos por esta Resolução serão voltados a suprir as necessidades da Companhia, podendo exigir conhecimentos e/ou habilitações específicas além dos requisitos mínimos definidos no Anexo IV desta Resolução.

§ 2º. Para fins do parágrafo anterior, poderão ser destinadas vagas por conhecimentos e/ou habilitações específicas.

§ 3º. A aprovação em vaga na forma dos parágrafos anteriores não prejudica posterior alteração na lotação do profissional em outro setor ou função específica.

 

Art. 5º. As descrições genéricas das atribuições e os requisitos exigidos para os cargos estão disposto no Anexo IV desta Resolução, diferenciando os cargos novos, que se denominam "Cargos Amplos".

  Parágrafo único. Os ocupantes dos cargos amplos poderão migrar para outras funções pertencentes ao mesmo cargo, desde que cumpridos os requisitos de cada função.

 

CAPÍTULO II

DA REMUNERAÇÃO E DA JORNADA DE TRABALHO

 

Art. 6º. O profissional será remunerado de acordo com a Tabela Salarial constante do Anexo V, conforme o seu Padrão.

 

Art. 7º. A jornada de trabalho dos profissionais da Companhia é de 40 horas semanais.

§ 1º. Os empregos correspondentes a profissões regulamentadas terão sua jornada de trabalho adequada aos regulamentos da respectiva profissão.

§ 2º. Em função das necessidades de cada setor, exceções poderão ser estabelecidas em normativa específica.

 

 

CAPÍTULO III

DA PROGRESSÃO POR MÉRITO

 

Seção I

Disposições Gerais

 

Art. 8º. A Progressão por Mérito ocorrerá mediante a passagem para níveis superiores dentro da tabela salarial, horizontalmente.

 

Art. 9º. A Progressão por Mérito se dará dentro dos limites da previsão orçamentária de cada ano e da disponibilidade financeira, devendo ser observados os seguintes gatilhos e limites, previstos anualmente pelo Conselho de Administração:

  1. Percentual de destinação máxima do montante do salário base do mês de distribuição, a cada ano, para as progressões por mérito;   

  2. Percentual de limitador de comprometimento dos gastos com pessoal sobre a ROL (receita operacional líquida).

§ 1º. Os recursos previstos para a Progressão por Mérito serão distribuídos de acordo com a massa salarial de cada equipe, da seguinte forma:

a. Por gerência/assessoria, incluídas as suas áreas coordenadas e supervisionadas, formando-se um ranking por gerência/assessoria, desde que a área tenha no mínimo 5 (cinco) integrantes.

b. Caso a área tenha menos de 5 (cinco) integrantes, deverá ser unida com outra área da mesma diretoria, levando em conta o critério do mesmo avaliador, para fins de construção do ranking.

c. Haverá um ranking para cada um dos seguintes níveis hierárquicos dentro de cada diretoria: supervisores, coordenadores, gerentes/assessores e diretores, também considerando o número mínimo de 5 (cinco) integrantes, com exceção dos diretores. Em caso de diretoria com número inferior a 5 (cinco) coordenadores ou gerentes/assessores, estes profissionais deverão ser ranqueados juntamente, utilizando-se o critério de mesmo avaliador para composição do ranking.

§ 2º. O saldo de verba disponível provindo de cada equipe, que não pode ser utilizado por ser insuficiente para a progressão do próximo avaliado no ranking, será utilizado para progressão do segundo nível na tabela salarial, dos profissionais com pontuação que represente os percentuais com maior diferença a maior em relação à média das suas áreas, considerando os números totais da Companhia.

 

Art. 10. O ATS – Adicional por Tempo de Serviço será pago sob a forma de triênios, em 3% do salário base do empregado, tendo como data base o mês de admissão na empresa.

§ 1º. O ATS será aplicado, observando a contagem de tempo de serviço a partir da data de admissão através de concurso público;

§ 2º. Caso o empregado tenha prestado concurso para um novo cargo, a data a ser considerada para fins de contagem do ATS será a data de admissão do primeiro concurso, desde que não haja intervalo de tempo entre os contratos;

§ 3º. Fica definido o teto máximo a ser conquistado em Adicionais por Tempo de Serviço, em 6 (seis) triênios, ou seja, 18 anos de trabalho na empresa;

§ 4º. O ATS terá uma rubrica própria na folha de pagamento, sendo considerado um rendimento a parte;

§ 5º. Para os empregados concursados nomeados para cargo de confiança, o ATS não será incorporado na gratificação, sendo um rendimento a parte.

 

Art. 11. Os processos de Avaliação de Desempenho e Progressão por Mérito ocorrerão em intervalos regulares de 12 meses, tendo seus efeitos financeiros escalonados em abril do ano seguinte.

 

Art. 12. A nomeação para cargo em comissão ou a designação para função de confiança na Companhia não prejudica a contagem de tempo para os interstícios necessários para a Progressão por Mérito e nem a realização de Avaliação de Desempenho. 

 

 Art. 13. Fica criada a Comissão de Gestão de Carreiras, com os seguintes membros, mediante nomeação pelo Presidente da Companhia: 

I – o Gerente de Gestão de Pessoas, que presidirá a Comissão;

II – o Coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional;

III – 1 (um) Advogado;

IV – 1 (um) representante de cada Diretoria;

V – o Coordenador de Remuneração e Carreira.

§ 1º. A Comissão delibera por maioria simples (50% + 1 dos presentes), sendo que em caso de empate o Presidente da Comissão desempata.

§ 2º. O integrante não participará de decisões da comissão em casos de pedidos de reconsideração de empregado da mesma área. 

 

Art. 14. Compete à Comissão de Gestão de Carreiras:

I – instruir processos de pedidos de reconsideração da Avaliação de Desempenho, quando instada para tanto;

II – deliberar sobre demais assuntos relacionados ao funcionamento dos processos relacionados ao plano de cargos, carreiras e salários e à política de avaliação de desempenho.

 

Art. 15. A Comissão de Gestão de Carreiras poderá, a qualquer tempo:

I – utilizar-se de todas as informações existentes sobre o profissional avaliado;

II – realizar diligências junto às unidades e gestores, solicitando, se necessário, a revisão das informações, a fim de corrigir erros e/ou omissões e;

III – convocar profissionais para prestar informações ou participação opinativa, sem direito a voto.

 

 

Seção II

Da Progressão por Mérito

 

Art. 16. A progressão por mérito consiste na mudança de níveis dentro da classe salarial ocupada, no sentido horizontal da tabela salarial. A progressão por mérito é a elevação do salário do empregado em 1(um) nível da tabela salarial e não ocorrerá de forma automática, mas por mérito, dentro de períodos de tempo.

 

Art. 17. É requisito para habilitação à Progressão por Mérito:

I – ter sido avaliado no último ano;

II – não ter recebido medida disciplinar tais como advertências ou suspensões no decorrer do último ano;

III – atingir o coeficiente de desempenho mínimo de 80 pontos no resultado acumulado de aproveitamento na última avaliação de desempenho para progredir 01 (um) nível na tabela salarial;

IV – Não estar posicionado no último nível ou fora da faixa salarial do cargo ocupado, dentro da classe salarial.

 

Art. 18. Serão contemplados com a progressão por mérito os profissionais melhor classificados, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

Parágrafo único. Os profissionais serão classificados considerando os coeficientes obtidos na última Avaliação de Desempenho válida para o período.

 

TÍTULO III

DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

Art. 19. A Avaliação de Desempenho tem por finalidade o aprimoramento dos métodos de gestão, a melhoria da qualidade e eficiência do serviço e a valorização do profissional.

 

Art. 20. A Avaliação de Desempenho é um processo anual e sistemático de aferição do desempenho do profissional, e será utilizada para fins de programação de ações de capacitação e qualificação e como critério para a Progressão por Mérito. 

 

Art. 21. O empregado avaliado poderá, se assim desejar, apresentar pedido de reconsideração do resultado da Avaliação Desempenho, conforme Instrução Normativa vigente sobre o tema.

 

Art. 22. A Avaliação de Desempenho será regulamentada por normativa específica.

 

Art. 23.  É condição para a realização da Avaliação de Desempenho dos empregados, que os mesmos tenham no mínimo 6 meses de trabalho consecutivos na Companhia, completados até a data que se inicia o processo de avaliação de desempenho. 

 

TÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 24. Embora existam outras motivações que possam levar o profissional à demissão, o profissional que tiver 2 (duas) Avaliações de Desempenho consecutivas abaixo ou igual a 60 pontos, será demitido por insuficiência de desempenho.

Parágrafo único. No caso de gestor, embora existam outras motivações que possam levá-lo à exoneração, o profissional que obtiver 2 (duas) Avaliações de Desempenho consecutivas abaixo ou igual a 60 pontos, será exonerado da função gratificada, voltando a exercer o cargo e função de origem, sendo o caso.

 

Art. 25. Os cargos da Companhia ficam renomeados e agrupados em conformidade com o Anexo III, observadas as seguintes regras:

§ 1º. Os cargos constantes da coluna “Situação Atual”  ficam com as nomenclaturas alteradas para as constantes da coluna “Situação Nova”; e

§ 2º. Ficam criados os cargos constantes na coluna “Situação Nova” sem correspondência na coluna “Situação Atual”, da mesma forma que ficam extintos os cargos constantes na coluna “Situação Atual” sem correspondência na coluna “Situação Nova”.

 

Art. 26. Fica criado o Quadro Suplementar constante do Anexo II desta Resolução, ao qual se aplicam as normas deste Plano de Cargos, Carreiras e Salários, inclusive quanto à  Progressão por Mérito.

§ 1º. Os cargos do Quadro Suplementar extinguem-se na sua vacância.

§ 2º. Ficam extintos os cargos do Quadro Suplementar que estiverem vagos na data da publicação.

 

Art. 27. Todos os empregados serão admitidos no nível de admissão e após cumprirem o período de experiência (90 dias) serão enquadrados no nível de efetivação. 

Parágrafo único. Se o final do período de experiência ocorrer até o dia 15 do mês, a progressão para o nível de efetivação se dará dentro do próprio mês. Caso ocorra após o dia 15, a progressão se dará no mês subsequente.

 

 Art. 28. Fica este Plano de Cargos, Carreiras e Salários aprovado pelo Conselho de Administração.

 

Art. 29. O presente Plano de Cargos, Carreiras e Salários será válido por tempo indeterminado, ou conforme decisão do Conselho de Administração. 

 

Art. 30. Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação, ficando revogada a Resolução 001/2018.

 

ANEXO I – QUADRO DE CARGOS

CLASSE

CARGO

I

Advogado(a)

VI

Agente Administrativo

VI

Agente Comercial de Medição

VI

Agente de Estação

V

Agente de Saneamento

VI

Agente Operacional

III

Agente Socioambiental

II

Analista Contábil

II

Analista de Ciências Humanas e Sociais

II

Analista de Compras e Licitações

II

Analista de Controladoria

I

Analista de Engenharia

II

Analista de Gestão

II

Analista de Informática

I

Analista Químico(a)

II

Analista de Recursos Humanos

II

Analista de Recursos Humanos – Psicólogo(a)

II

Analista de Suporte

II

Analista Econômico Financeiro

V

Assistente Administrativo

II

Assistente Social

I

Auditor(a) Interno(a)

VI

Auxiliar de Laboratório

VI

Auxiliar Técnico Operacional

II

Biólogo(a)

II

Bioquímico(a)

V

Desenhista

V

Encanador(a)

VII

Engenheiro(a) Ambiental

VII

Engenheiro(a) Civil

VII

Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho

VII

Engenheiro(a) Eletricista

VII

Engenheiro(a) Mecânico(a)

VII

Engenheiro(a) Sanitarista 

V

Fiscal de Obras

V

Fiscal de Serviços

II

Geógrafo(a)

II

Jornalista

V

Motorista

IV

Operador(a) de Estação

IV

Operador(a) de Tratamento

II

Pedagogo(a)

VII

Químico(a)

III

Secretário(a)

II

Secretário(a) Executivo(a)

III

Técnico(a) em Edificações

III

Técnico(a) em Eletrotécnica

III

Técnico(a) em Informática

III

Técnico(a) em Logística

III

Técnico(a) em Mecânica

III

Técnico(a) em Saneamento

III

Técnico(a) em Segurança do Trabalho

III

Técnico(a) em Sistemas de Saneamento

III

Técnico(a) em Suporte Administrativo

III

Técnico(a) Químico(a)

 

ANEXO II – QUADRO SUPLEMENTAR DE CARGOS

CLASSE

DENOMINAÇÃO DOS CARGOS

VI

Agente Administrativo

VI

Agente Comercial de Medição

VI

Agente de Estação

VI

Agente Operacional

III

Agente Socioambiental

II

Analista Contábil

II

Analista de Compras e Licitações

II

Analista de Controladoria

II

Analista de Informática

II

Analista de Recursos Humanos

II

Analista de Recursos Humanos – Psicólogo(a)

II

Analista de Suporte

II

Analista Econômico Financeiro

II

Assistente Social

VI

Auxiliar de Laboratório

VI

Auxiliar Técnico(a) Operacional

II

Biólogo(a)

II

Bioquímico(a)

V

Encanador(a)

VII

Engenheiro(a) Ambiental

VII

Engenheiro(a) Civil

VII

Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho

VII

Engenheiro(a) Eletricista

VII

Engenheiro(a) Mecânico

VII

Engenheiro(a) Sanitarista

III

Fiscal de Obras

V

Fiscal de Serviços

II

Geógrafo(a)

II

Geólogo(a)

II

Jornalista

V

Motorista

IV

Operador(a) de Tratamento

II

Pedagogo(a)

VII

Químico(a)

III

Secretário(a)

II

Secretário(a) Executivo(a)

III

Técnico(a) em Edificações

III

Técnico(a) em Eletrotécnica

III

Técnico(a) em Logística

III

Técnico(a) em Informática

III

Técnico(a) em Mecânica

III

Técnico(a) em Saneamento

III

Técnico(a) em Segurança do Trabalho

III

Técnico(a) em Suporte Administrativo

III

Técnico(a) Químico(a)

 

ANEXO III – TABELA DE CONVERSÃO DE CARGOS

Situação Atual

Situação Nova

ADVOGADO(A)

ADVOGADO(A)

AGENTE ADMINISTRATIVO

AGENTE COMERCIAL DE MEDIÇÃO

AGENTE DE ESTAÇÃO

AGENTE DE SANEAMENTO

AGENTE OPERACIONAL

AGENTE SOCIOAMBIENTAL

ANALISTA CONTÁBIL

ANALISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ANALISTA DE COMPRAS E LICITAÇÕES

ANALISTA DE CONTROLADORIA

ANALISTA DE ENGENHARIA

ANALISTA DE GESTÃO

ANALISTA DE INFORMÁTICA

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS – PSICÓLOGO(A)

ANALISTA DE SUPORTE

ANALISTA ECONÔMICO FINANCEIRO

 –

ANALISTA QUÍMICO(A)

ASSISTENTE EM SUPORTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO(A)

ASSISTENTE SOCIAL

AUDITOR(A) INTERNO(A)

AUDITOR(A) INTERNO(A)

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

AUXILIAR TÉCNICO(A) OPERACIONAL

BIÓLOGO(A)

BIOQUÍMICO(A)

DESENHISTA CADISTA

DESENHISTA

ENCANADOR(A)

ENGENHEIRO(A) AMBIENTAL

ENGENHEIRO(A) CIVIL

ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ENGENHEIRO(A) ELETRICISTA

ENGENHEIRO(A) MECÂNICO

ENGENHEIRO(A) SANITARISTA 

FISCAL DE OBRAS

FISCAL DE SERVIÇOS

GEÓGRAFO(A)

 –

GEÓLOGO(A)

JORNALISTA

MOTORISTA

OPERADOR(A) DE ESTAÇÃO

OPERADOR(A) DE ESTAÇÃO

OPERADOR(A) DE TRATAMENTO

PEDAGOGO(A)

QUÍMICO(A)

SECRETÁRIO(A)

SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)

TÉCNICO(A) EM EDIFICAÇÕES

TÉCNICO(A) EM ELETROTÉCNICA

TÉCNICO(A) EM LOGÍSTICA

TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA

TÉCNICO(A) EM MECÂNICA

TÉCNICO(A) EM SANEAMENTO

TÉCNICO(A) EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

TÉCNICO(A) EM SISTEMAS DE SANEAMENTO

TÉCNICO(A) EM SUPORTE ADMINISTRATIVO

TÉCNICO(A) QUÍMICO(A)

 

ANEXO IV – DESCRIÇÕES DOS CARGOS

1. Cargo:

ADVOGADO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Representar legalmente a Companhia e atuar judicialmente e extrajudicialmente, em qualquer foro ou instância dos feitos em que a CAJ seja autora, ré ou interessada, visando resguardar seus interesses, interpretar as normas legais, prestar assessoria, consultoria e direção jurídica, emissão de pareceres e demais atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação.

2.2. Descrição Detalhada

  • Receber citações e intimações;
  • Representar a Cia Águas de Joinville, em juízo ou fora dele, nas ações em que for autora, ré ou interessada, assim como perante qualquer órgão, instância ou tribunal, impetrando as ações necessárias e acompanhando seu deslinde;
  • Efetuar análise de rotinas, procedimentos e processos administrativos que tenham implicação jurídica de forma direta ou indireta;
  • Participar de reuniões e/ou grupos de trabalhos que envolvam discussão de questões técnico-jurídica;
  • Prestar assessoramento jurídico à Diretoria e demais áreas da empresa;
  • Emitir pareceres jurídicos;
  • Realizar todos os atos no âmbito judicial, extrajudicial e técnico jurídico, de acordo com o Estatuto da Advocacia;
  • Analisar e elaborar contratos, termos, acordos e convênios;
  • Pesquisar e analisar legislação, jurisprudência e doutrina, mantendo-se atualizado;
  • Participar dos processos e procedimentos de aquisição, transferência, alienação de bens imóveis, ônus real e instituição de servidão;
  • Participar na elaboração de Termos de Referência, assim como atuar como gestor/fiscal de contratos;
  • Auxiliar no contingenciamento do passivo contencioso, judicial e administrativo, nas ações ou processos que esteja atuando;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho e outras emanadas da Cia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da Diretoria e/ou Gestor da área.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Direito.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AGENTE ADMINISTRATIVO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Assessorar as diversas áreas da companhia na intermediação de contatos, agendamentos, atendimento telefônico e facilitação de ações. Executar atividades de apoio administrativo.

2.2. Descrição Detalhada

  • Receber e atender as Ordens de Compra/Serviço em conformidade com o material/serviço disponibilizado, operacionalizando as mesmas no sistema;
  • Atender e intermediar contatos pessoais ou telefônicos, fornecendo informações/orientações;
  • Efetuar ligações telefônicas a clientes;
  • Recepcionar e prestar serviços de apoio a clientes, visitantes e prestadores de serviço, averiguando suas necessidades e dirigir ao lugar ou a pessoa procurados;
  • Marcar compromissos; agendar serviços, reservar hotéis, passagens e similares;
  • Observar normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificar os seguranças sobre presenças estranhas;
  • Organizar informações e planejar o trabalho do cotidiano;
  • Classificar documentos, distribuir e/ou efetuar o respectivo arquivamento;
  • Atender telefone, transferir ou anotar recados quando necessário;
  • Digitar documentos, textos, ofícios e memorandos;
  • Controlar, receber e efetuar a expedição de materiais;
  • Prestar serviços diversos aos clientes externos, tais como abertura de religações, fornecimento de segundas vias, alteração de dados cadastrais, check list de documentos, alterações cadastrais, alteração de faturas, alteração de consumo incorreto, dentre outros;
  • Iniciar e acompanhar solicitações de compra/serviços;
  • Controlar material de expediente, de limpeza, tonner para impressoras, etc;
  • Abrir/baixar/analisar/conferir/separar/encerrar/arquivar/reprogramar/devolver/postergar ordens de serviço;
  • Solicitar serviços via help desk;
  • Auxiliar no recebimento e controle dos documentos referentes aos serviços executados pelas empresas terceirizadas;
  • Auxiliar na organização das atividades de controle dos transportes;
  • Fazer rateio por conta contábil;
  • Confeccionar relatórios de despesas de viagem;
  • Efetuar orçamentos;
  • Elaborar/participar na elaboração de Termos de Referência;
  • Atuar como gestor/fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Zelar pela manutenção de máquinas e equipamentos, bem como pela organização e limpeza do seu local de trabalho;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho e outras emanadas da Cia.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AGENTE COMERCIAL DE MEDIÇÃO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Analisar e aferir o funcionamento adequado de hidrômetros. Fiscalizar a execução de serviços e de atividades da sua competência. Prestar suporte aos clientes internos e externos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Avaliar e/ou prestar assistência na avaliação do andamento do processo de aferição;
  • Executar aferições em hidrômetros, com emissão de respectivos laudos técnicos;
  • Realizar análise de hidrômetros e acompanhamento do estoque;
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos;
  • Atuar na manutenção preventiva e corretiva das instalações do Laboratório de Hidrometria;
  • Fiscalizar a execução de serviços e de atividades de sua competência, tanto de equipe interna quanto terceirizada;
  • Inspecionar e receber produtos;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;
  • Atuar na manutenção e configuração dos equipamentos de telemetria instalados em campo;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade;
  • Participar da elaboração, atualização e controle dos procedimentos de trabalho;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AGENTE DE ESTAÇÃO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Desenvolver atividades auxiliares de operação nas unidades operacionais de sistemas de água, esgoto e lodo. Realizar/auxiliar na limpeza e conservação dos ambientes, e de equipamentos, máquinas e outros. Realizar o monitoramento e a reposição do estoque.

2.2. Descrição Detalhada

  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Acompanhar o funcionamento de equipamentos das Estações de Tratamento de Água, de Esgoto e de Lodo;
  • Desenvolver atividades auxiliares de operação nas unidades operacionais de sistemas de água, esgoto e lodo;
  • Registrar dados operacionais em sistemas informatizados;
  • Acompanhar os serviços e auxiliar na limpeza e manutenção da higiene e conservação do ambiente das unidades da Companhia;
  • Realizar a limpeza de equipamentos, máquinas e outros, relacionados ao tratamento de água, esgoto e lodo;
  • Monitorar o estoque, efetuar o registro de informações de entrada e saída de insumos nos sistemas internos e solicitar reposição;
  • Realizar o recebimento de caminhões limpa-fossa, produtos químicos e outros materiais, e realizar a conferência de documentos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:
 

AGENTE DE SANEAMENTO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária do cargo

 Desenvolver atividades auxiliares de operação nos sistemas de abastecimento de água e esgoto, e de resíduos. Realizar, fiscalizar, aferir e auxiliar nas obras e serviços que visem garantir a distribuição de água, coleta de esgoto e gestão de resíduos, garantindo o funcionamento dos equipamentos.

2.2. Descrição Detalhada do cargo

  • Auxiliar e/ou acompanhar o transporte, montagem, instalação, operação, inspeção, manutenção, calibração e limpeza de equipamentos, máquinas, motores, sistemas e instalações;  
  • Auxiliar na execução das melhorias operacionais e serviços nos sistemas de abastecimento de água e esgoto, e de resíduos.  
  • Realizar atividades próprias de encanador, quando ocupante da função específica;  
  • Fiscalizar os serviços e obras executadas, e prestar suporte e orientação à equipe interna e externa, solicitando o resserviço quando necessário;  
  • Emitir relatórios e realizar o preenchimento de ordens de serviço, efetuando as baixas quando executadas dentro dos padrões estabelecidos;  
  • Registrar, em sistemas informatizados, dados operacionais e controles analíticos:  
  • Realizar atividades de inspeção, aferição, avaliação e fiscalização (em campo ou sistêmica) relacionadas à coleta e transporte de esgoto, distribuição de água e serviços comerciais;  
  • Realizar a coleta de amostras de água e efluentes, e auxiliar nas atividades laboratoriais;  
  • Realizar visitas em domicílio, levando informações e orientações aos clientes quanto aos serviços prestados de água e esgoto, e realizando vistorias e entrega de documentos, notificações, faturas e comunicados;  
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos;  
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;  
  • Auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho;  
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade.  
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.  
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área. 

3. Funções específicas do cargo

FUNÇÃO:

  • Encanador(a)

Descrição sumária da função:

  • Executar instalações, ampliações de redes, melhorias, reparos e manutenção das redes de água e esgoto.  

Requisitos da função:

  • Ensino Médio e curso profissionalizante em instalações hidráulicas.  
  • CNH Categoria AB.  

 

FUNÇÃO:

  • Fiscal

Descrição sumária da função:

  • Executar a fiscalização dos serviços e obras planejados pela CAJ, e questões relacionadas à prospecção de clientes.  

Requisitos da função:

  • Ensino Médio  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Laboratório

Descrição sumária da função:

  • Realizar a coleta de amostras de água e efluentes, e auxiliar nas análises laboratoriais. Realizar a limpeza de vidrarias e disponibilizar os materiais necessários para a realização de ensaios e da amostragem.  

Requisitos da função:

  • Ensino Médio
  • CNH Categoria B.

 

FUNÇÃO:

  • Medição

Descrição sumária da função:

  • Analisar e aferir o funcionamento de hidrômetros, recuperando-os quando possível. Emitir laudos técnicos das aferições efetuadas. Receber e inspecionar hidrômetros novos e já utilizados. Fiscalizar a execução de serviços e atividades da sua competência. Prestar suporte aos clientes internos e externos.  

Requisitos da função:

  • Ensino Médio
  • CNH Categoria B.

 

FUNÇÃO:

  • Operação

Descrição sumária da função:

  • Realizar atividades operacionais de manutenções, transporte, inspeções, vistorias, medições, pesquisas de vazamento, e realizar procedimentos operacionais relacionados ao sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
  • Realizar/auxiliar na limpeza e conservação dos ambientes, e de equipamentos, máquinas e outros.  

Requisitos da função:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria AB.

 

1. Cargo:

AGENTE OPERACIONAL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Realizar atividades operacionais de manutenção, transporte, inspeção, melhorias operacionais, entre outras.

2.2. Descrição Detalhada

  • Auxiliar em serviços de montagem, desmontagem, transporte e manutenção de máquinas, motores, equipamentos, entre outros;
  • Auxiliar os técnicos em campo, efetuando atividades de inspeção, instalação de equipamentos e operações em todos os componentes do sistema de Adução, Reservação e Distribuição de água, utilizando as ferramentas disponibilizadas para cada tipo de atividade;
  • Verificar a falta de água através da medição de pressão, conforme ordem de serviço;
  • Auxiliar na execução das melhorias operacionais e serviços descritos nas ordens de serviços, tais como serviços de desobstrução, abertura de valas, intervenções no cavalete, entre outros;
  • Auxiliar na sinalização de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs, na execução dos serviços (manuseio de cones, placas e fitas);
  • Auxiliar na entrega de ferramentas adequadas, para que o serviço siga com fluidez;
  • Fazer o relatório fotográfico, o preenchimento e a baixa de ordens de serviço executadas;
  • Fiscalizar a qualidade e a quantidade dos serviços executados, inserindo nos Sistema Corporativos as informações e fotografias, e solicitando resserviço quando necessário;
  • Orientar clientes e vistoriar a instalação da Caixa Padrão e Abrigo;
  • Realizar visitas à domicílios, levando informações e orientações aos clientes quanto aos serviços prestados de água e esgoto;
  • Entregar documentos, notificações, faturas e comunicados aos clientes;
  • Auxiliar e efetuar a limpeza do ambiente das unidades da CAJ, em canteiros de obras e outros locais onde estejam sendo realizados os serviços;
  • Efetuar serviços de manutenção dos ambientes da CAJ, tais como pintura, ajardinamento, entre outros;
  • Carregar e descarregar caminhões, e realizar o recebimento, transporte e distribuição de materiais diversos;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Fundamental.
  • CNH Categoria AB.

 

1. Cargo:

AGENTE SOCIOAMBIENTAL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Realizar visitas domiciliares e à comunidade, para informação, orientação técnica e sensibilização ambiental. Prestar apoio técnico nas atividades de Gestão Ambiental e Social.

2.2. Descrição Detalhada

  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas na área ambiental e social, levando informação e conscientização à comunidade;
  • Realizar visitas domiciliares e à comunidade em geral, levando informações a respeito das obras a serem executadas pela Companhia e orientações a respeito da melhoria da qualidade de vida;
  • Administrar e controlar as ações socioambientais, propondo alternativas de melhorias e otimização;
  • Executar atividades de Gestão de Ambiental e Social, e auxiliar no controle de indicadores;
  • Fiscalizar o atendimento às especificações técnicas dos contratos e autorizar medições;
  • Atuar como facilitador da qualidade, saúde e segurança, e meio ambiente;
  • Realizar visitas monitoradas nas estações de tratamento de água e esgoto, apresentando as etapas do tratamento e a importância deste processo para a saúde da população;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios e documentos ligados à sua área de atuação;
  • Auxiliar nas atividades relativas a gestão de riscos e não conformidades da área;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Meio Ambiente.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA CONTÁBIL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Contribuir com o planejamento, execução e controle econômico, financeiro e contábil da empresa, objetivando a otimização e utilização de recursos, assegurando a integridade o cumprimento de legislação vigente.

2.2. Descrição Detalhada

  • Analisar, interpretar, classificar e executar a escrituração contábil, fiscal e societária, seguindo procedimentos e legislação vigente;
  • Integrar, conciliar, analisar, apurar impostos e taxas e gerar informações para o fechamento contábil, elaborando os demonstrativos e relatórios conforme prazos e regras estabelecidos;
  • Cumprir as obrigações acessórias fiscais e societárias;
  • Preparar documentação das demandas de fiscalizações e órgãos de controle, visando a transparência e regularidade das ações institucionais;
  • Desenvolver atividades referentes ao controle, organização e execução dos trabalhos das áreas financeiras e contábeis da empresa;
  • Elaborar relatórios, estudos, pareceres e prestar assessoria em assuntos pertinentes à área;
  • Planejar, implantar, controlar e revisar os orçamentos anuais e plurianuais;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Ciências Contábeis. 
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:
 

ANALISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária do cargo

Desenvolver e implementar atividades no âmbito de abrangência das ciências humanas e sociais, promovendo a participação, conscientização, acompanhamento, desenvolvimento, buscando a melhoria da qualidade de vida dos clientes internos e externos. Assumir responsabilidade técnica dentro de sua área de atuação.  

2.2. Descrição Detalhada do cargo

  • Executar, analisar e gerir as atividades relativas aos processos de sua área de formação; 
  • Elaborar, participar e conduzir estudos e pesquisas referentes a sua área de atuação, que forneçam subsídios à formulação de diretrizes, planos e ações, à implantação, manutenção e funcionamento dos processos da CAJ; 
  • Elaborar, implementar, atuar como Responsável Técnico e garantir o cumprimento dos projetos/programas da área.  
  • Buscar, propor e formalizar parcerias com instituições, visando o apoio para a operacionalização dos projetos/programas da área. 
  • Esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e deveres, organizar cursos, palestras e reuniões com público externo. 
  • Realizar perícias técnicas, e emitir laudos e pareceres relacionados à sua área de atuação. 
  • Realizar acompanhamentos no decorrer da jornada de trabalho dos colaboradores; 
  • Planejar, elaborar, executar e avaliar a eficácia de treinamentos e outras ações educativas; 
  • Atuar na gestão do clima organizacional e dar suporte às lideranças, auxiliando no processo de gestão das equipes; 
  • Participar da organização de eventos para o público interno e externo; 
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Cia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho;  
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado; 
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência.

3. Funções específicas do cargo:

FUNÇÃO:

  • Social

Descrição sumária da função:

  • Elaborar, implementar, atuar como Responsável Técnico no Trabalho Técnico Social – TTS, facilitando o relacionamento da CAJ com a comunidade.

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Serviço Social ou Comunicação Social.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Saúde

Descrição sumária da função:

  • Elaborar, implementar e garantir o cumprimento de projetos e programas voltados à saúde e qualidade de vida do público interno da CAJ. 

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Psicologia ou Serviço Social. 
  • Habilitação no órgão de classe.
  • CNH Categoria B. 

 

FUNÇÃO:

  • Psicólogo(a)

Descrição sumária da função:

  • Promover iniciativas para seleção, desenvolvimento sociofuncional, gestão do desempenho, gestão do conhecimento, gestão da carreira e gestão do clima organizacional da CAJ. 

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Psicologia. 
  • Habilitação no órgão de classe.
  • CNH Categoria B. 

 

1. Cargo:

ANALISTA DE COMPRAS E LICITAÇÕES 

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar atividades inerentes aos processos licitatórios e administrativos de contratos ligados a suprimentos. Realizar a contratação de materiais e serviços conforme Termo de Referência elaborado pelas áreas. Elaborar editais de licitações. Responder impugnações, esclarecimentos, recursos aos processos licitatórios. Gerar Atas de Registro de Preço, Contratos, Termos Aditivos, e emitir ordens de compra e serviços. Participar de comissões de licitação e de Aplicação de Penalidades.

2.2. Descrição Detalhada

  • Receber os processos de aquisições e contratações, conferindo a conformidade das previsões do Termo de Referência com os documentos enviados para composição do edital, o tipo de julgamento cabível das propostas, a modalidade de licitação aprovada;
  • Realizar atividades de natureza técnica e administrativa, relacionadas ao planejamento, organização, assessoramento, coordenação, supervisão, estudo, pesquisa e execução de tarefas inerentes aos processos de compras e Licitações e contratos da CAJ; 
  • Atuar como pregoeiro e membro de comissão de licitação em diversos processos licitatórios;
  • Realizar reuniões com o setor demandante das contratações para análise dos processos, objetivando adequá-los à legislação vigente e as melhores práticas de contratação buscando o êxito no processo licitatório;
  • Executar, analisar, acompanhar e gerir as atividades relativas aos processos de compras e contratação de serviços em todas as fases da licitação;
  • Elaborar pareceres em processos administrativos, responder a recursos administrativos e a impugnações de Editais;
  • Atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Promover treinamentos para as áreas sobre temas de contratação pública;
  • Responder a diligências dos órgãos de controle;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Administração, Economia, Contabilidade ou Direito. 
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA DE CONTROLADORIA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Elaborar e analisar as demonstrações contábeis e financeiras, os relatórios gerenciais e o orçamento. Coordenar os fechamentos contábeis mensais. Planejar o controle orçamentário, tributário, sistemas gerenciais e estudos de viabilidade de investimentos. Atender auditoria externa e órgãos fiscalizadores.

2.2. Descrição Detalhada

  • Gerir e coordenar os fechamentos contábeis mensais e anuais, tomando conhecimento de inconsistências contábeis, sugerindo e implementando soluções;
  • Analisar o sistema de custos, emitindo relatórios e avaliando os resultados;
  • Elaborar os relatórios gerenciais, nacionais e internacionais conforme disposto nas Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS;
  • Planejar o controle orçamentário, implantar e revisar os orçamentos anuais e plurianuais;
  • Efetuar o Planejamento Tributário;
  • Estudar a viabilidade de investimentos;
  • Participar na reestruturação societária;
  • Elaborar manuais internos;
  • Atender Órgãos Governamentais e Auditoria Externa e Interna;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho e outras emanadas da Cia;
  • Desenvolver estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Administração, Economia ou Contabilidade.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA DE ENGENHARIA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes. Atuar nos macroprocessos de Sistema de abastecimento de Água, Sistema de Esgotamento Sanitário, Projetos de Expansão e Gestão Ambiental.   

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar, conforme sua área de formação, nos Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES) visando o controle de eficiência dentro da sua área de conhecimento.
  • Planejar, desenvolver/elaborar e analisar projetos e especificações técnicas nas diversas áreas da empresa, assim como executar, fiscalizar e conduzir obras, instalações e serviços técnicos;
  • Planejar, elaborar e executar programas na sua área de atuação;
  • Desenvolver estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental pertinentes a sua área de atuação;
  • Elaborar orçamentos e gerenciar contratos;
  • Realizar perícias, vistorias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, relacionados com a sua área de formação;
  • Supervisionar, orientar e treinar técnicos, auxiliares, estagiários e terceiros;
  • Gerenciar os riscos e não conformidades da área;
  • Elaborar, participar e conduzir estudos e pesquisas referentes a sua área de atuação, que forneçam subsídios à formulação de diretrizes, planos e ações, à implantação, manutenção e funcionamento dos processos e projetos da Cia Águas de Joinville;
  • Executar, Coordenar e Elaborar estudos e projetos de expansão dos Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES);
  • Assumir a responsabilidade técnica quando essencial à atividade ou função.
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;

3. Funções específicas do cargo:

FUNÇÃO:

  • Civil

Descrição sumária da função:

  • Planejar, desenvolver, analisar e acompanhar projetos voltados à ampliação, manutenção, aprimoramento e atualização técnica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e estruturais da CAJ, bem como fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.  

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Engenharia Civil.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Elétrica

Descrição sumária da função:

  • Planejar, desenvolver, analisar e acompanhar projetos/obras voltados à ampliação, manutenção, aprimoramento e atualização técnica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e estruturais da Companhia. Fiscalizar obras, projetos e serviços técnicos, orientando as equipes de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Engenharia Elétrica.  
  • Curso NR10
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Mecânica

Descrição sumária da função:

  • Programar, orientar e fiscalizar manutenções em máquinas e equipamentos. Elaborar, acompanhar e fiscalizar projetos de peças, ferramentas e estruturas para área administrativa, manutenção e produção, conforme necessidades da CAJ.  

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Engenharia Mecânica.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Sanitária

Descrição sumária da função:

  • Planejar, desenvolver, analisar e/ou fiscalizar serviços, projetos, estudos, obras, manutenção, operação e controle de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e estruturais da Companhia, relacionados à sua área de formação.  

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária ou Engenharia Sanitária. 
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Segurança do Trabalho

Descrição sumária da função:

  • Planejar, desenvolver, executar, analisar e acompanhar serviços, projetos, estudos e programas relacionados à segurança e à saúde ocupacional.  

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Engenharia ou Arquitetura, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

1. Cargo:
 

ANALISTA DE GESTÃO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária do cargo

Desenvolver e conduzir atividades e processos nas diversas áreas da Cia Águas de Joinville, relacionados a planejamento, organização, direção, controle e processamento de demandas no âmbito da sua área de formação, orientados por uma visão sistêmica da organização e do mercado, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade do negócio. Assumir responsabilidade técnica dentro de sua área de atuação. Poderá atuar em todos os macroprocessos da Companhia, dentro de sua área de formação.   

2.2. Descrição Detalhada do cargo

  • Executar, analisar e gerir as atividades relativas aos processos de sua área de formação;  
  • Elaborar, participar e conduzir estudos e pesquisas referentes a sua área de atuação, que forneçam subsídios à formulação de diretrizes, planos e ações, à implantação, manutenção e funcionamento dos processos da CAJ;  
  • Elaborar, coordenar, implantar e monitorar o desenvolvimento de projetos, bem como dar pareceres e elaborar relatórios, planos e laudos;  
  • Atuar como responsável técnico quando necessário e inerente a função;  
  • Desenvolver e implantar normativas relacionadas a sua área de atuação;  
  • Auxiliar na gestão de riscos, incentivando a identificação, avaliação e ao tratamento de riscos de seus processos, propondo ações corretivas e preventivas;  
  • Elaborar e gerir indicadores de desempenho, justificando e tomando ações para atendimento das metas;  
  • Atender clientes internos/externos, conforme demanda da sua área de atuação e projetos nos quais estiver envolvido;  
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;  
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da CAJ, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho;   
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.  

3. Funções específicas do cargo:

FUNÇÃO:    

  • Sistemas e Segurança da Informação  

Descrição sumária da função:  

  • Planejar, executar, analisar e acompanhar ações voltadas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados, visando atender as necessidades da CAJ. Garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas e informações em meio digital na CAJ, de acordo com a política de segurança da informação.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação. 
  • CNH Categoria B.  

FUNÇÃO:

  • Infraestrutura de TI    

Descrição sumária da função:  

  • Planejar, executar, analisar e acompanhar ações voltadas à infraestrutura de TI, visando atender as necessidades da CAJ.   
  • Garantir a disponibilidade e integridade da infraestrutura de telecomunicações e datacenter local ou em nuvem.  

  Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou Engenharia de Telecomunicações.
  • CNH Categoria B.  

    

FUNÇÃO:  

  • Ambiental  

Descrição sumária da função:  

  • Prestar apoio técnico na identificação de requisitos ambientais, sociais e de qualidade, elaboração de parecer, execução de estudos e implementação de programas de controle ambiental, social e de qualidade, com vistas à conformidade. Implantar e manter políticas, normas e procedimentos, para mitigação de riscos Ambientais, Sociais e de Qualidade na Companhia. Disseminar a cultura da gestão ambiental, social e da qualidade.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental ou em Engenharia Ambiental. 
  • Habilitação no órgão de classe para exercício das funções inerentes ao cargo específico.
  • CNH Categoria B.  

 

FUNÇÃO:  

  • Laboratório 

Descrição sumária da função:  

  • Garantir o atendimento integral das diretrizes estipuladas nas normas de acreditação e reconhecimento do laboratório junto aos órgãos competentes. Garantir as especificações técnicas para contratação de produtos e serviços, bem como sua validação.
  • Elaborar levantamentos, análises, ensaios, estudos e pesquisas dentro da sua área de atuação, bem como implementar novas metodologias, garantindo a padronização dos processos e buscando a inovação.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Bioquímica ou Farmácia Bioquímica.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

  

FUNÇÃO:  

  • Comercial  

Descrição sumária da função:  

  • Analisar, desenvolver e executar as demandas e ações comerciais da CAJ, no que se refere aos processos de faturamento e cobrança conforme as normas e os procedimentos da Companhia.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

   

FUNÇÃO:  

  • Compras e Licitações  

Descrição sumária da função:  

  • Executar atividades inerentes aos processos licitatórios (tais como editais, atas, contratos, dentre outros) e administrativos de contratos relacionados a suprimentos. Realizar a contratação/compra de materiais e serviços. Responder impugnações, esclarecimentos, recursos aos processos licitatórios.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração Pública, Gestão Pública ou Direito.
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

   

FUNÇÃO:  

  • Governança  

Descrição sumária da função:  

  • Planejar, implementar e acompanhar práticas relacionadas à Governança Corporativa, em especial aquelas relacionadas à transparência, prestação de contas, sustentabilidade do negócio, capacitação e engajamento das pessoas, bem como auxiliar na gestão dos programas colaborativos.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Relações Públicas, Direito. 
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

  

FUNÇÃO:  

  • Comunicação  

Descrição sumária da função:  

  • Garantir a disponibilização de informações corretas acerca da Companhia, gerando conteúdo de caráter educativo, informativo e de orientação social, contribuindo para a construção de imagem e reputação positiva da CAJ.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing, Administração com Habilitação em Marketing.
  • Habilitação no órgão de classe.   
  • CNH Categoria B.  

   

FUNÇÃO:  

  • Contador(a)

Descrição sumária da função:     

  • Contribuir com o planejamento, execução e controle econômico, financeiro e contábil da empresa, objetivando a otimização e utilização de recursos, assegurando a integridade o cumprimento da legislação vigente. Assumir responsabilidade técnica dentro de sua atribuição profissional. 

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Ciências Contábeis.   
  • Habilitação no órgão de classe.
  • CNH Categoria B.  

  

FUNÇÃO:  

  • Financeiro(a)  

Descrição sumária da função:   

  • Planejar, gerir e analisar os recursos financeiros da empresa, visando garantir, para a CAJ, a condição econômica e financeira sustentável.   

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

  

FUNÇÃO:  

  • Recursos Humanos 

Descrição sumária da função:  

  • Responsabilizar-se pela promoção de iniciativas, desenvolvimento de demandas e ações relacionadas a programas, benefícios, remuneração e carreira do quadro de profissionais da CAJ, de acordo com a legislação vigente.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Administração, Administração Pública, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Direito ou Recursos Humanos.  
  • Habilitação no órgão de classe.
  • CNH Categoria B.  

  

FUNÇÃO:  

  • Geógrafo(a)

Descrição sumária da função:  

  • Elaborar levantamentos, estudos e pesquisas, relacionadas ao âmbito da Geografia, com ênfase ao que tange ao cadastro comercial e operacional da CAJ. Desenvolver atividades de geoprocessamento e sistemas de informações geográficas relacionadas aos cadastros ou a projetos de expansão dos sistemas de água e esgoto.  

Requisitos da função:  

  • Bacharelado em Geografia.  
  • Habilitação no órgão de classe.   
  • CNH Categoria B.  

   

FUNÇÃO:  

  • Automação  

Descrição sumária da função:  

  • Manter em pleno funcionamento os sistemas de automação e controle da Companhia, conforme acordo de nível de serviço. Garantir a implantação de melhorias no sistema, que resultem em ganho de eficiência e redução de custos nos processos envolvidos.  

Requisitos da função:  

  • Tecnólogo em Automação Industrial ou Engenharia de Controle e Automação. 
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH Categoria B.  

 

1. Cargo:

ANALISTA DE INFORMÁTICA 

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Manter e desenvolver sistemas corporativos e de automação. Realizar levantamento de requisitos e diagnósticos das necessidades de sistemas. Sugerir otimizações, implementações e medidas corretivas necessárias ao bom desempenho dos sistemas.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar atividades do processo de aquisições, incluindo a especificação técnica, orçamentação, estudo de cenários, elaboração de solicitação de compras, termo de referência, homologação, implantação e gestão dos ativos, conforme necessidade da Cia;
  • Atender requisições e resolver incidentes relativos aos softwares corporativos e de automação implantados, conforme padrões definidos pela Cia;
  • Monitorar disponibilidade e desempenho dos sistemas corporativos e de automação implantados, aplicando correções quando necessário;
  • Solicitar serviços de manutenção para fornecedores de serviços de TI, conforme padrões definidos pela Cia;
  • Instalar e configurar sistemas corporativos e de automação conforme necessidade da Cia;
  • Executar e documentar atividades de desenvolvimento para melhoria nos sistemas com uso de banco de dados;
  • Desenvolver novos sistemas complementares;
  • Fazer análise de negócio e requisitos funcionais, considerando as características da Companhia e seus processos internos;
  • Realizar integração entre processos e sistemas;
  • Organizar e ministrar treinamentos sobre os sistemas;
  • Gerar relatórios diretamente dos bancos de dados;
  • Desenvolver estudos e pesquisas de novas soluções relacionados a sua área de atuação;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Gerar e manter atualizadas as documentações técnicas e procedimentos técnicos, utilizando os padrões definidos pela Cia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou formação compatível com a área.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA QUÍMICO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Atuar nas diversas áreas do saneamento ambiental, buscando o tratamento e controle de qualidade dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Planejar, supervisionar, operar e controlar a rotina do laboratorial química no que se refere a atuação dos macroprocessos de sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, projetos de expansão e gestão ambiental.  

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar na operação de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES) e na avaliação destes sistemas, propondo melhorias de desempenho;
  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica aplicada no saneamento ambiental, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
  • Gerenciar o procedimento de amostragem bem como colaborar para o desenvolvimento da rotina laboratorial, melhorando continuamente os processos;
  • Preparar reagentes químicos, fazer análises físico-químicas e bacteriológicas e confeccionar relatórios;
  • Implantar as normas e procedimentos para determinar a qualidade da água distribuída;
  • Aplicar e fazer cumprir as normas vigentes sobre controle de qualidade da água distribuída e tratamento do esgoto;
  • Gerenciar os riscos e não conformidades da área;
  • Desenvolver estudos, pesquisas, ensaios, experiências e testes, no campo de tratamento de água e esgotos a fim de otimizar os processos e Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES);
  • Efetuar diagnóstico técnico das unidades de tratamento;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios e outros documentos ligados à sua área de atuação;
  • Supervisionar, orientar e treinar técnicos, auxiliares, operadores de ETA/ETE e estagiários;
  • Auxiliar na implementação e manutenção do sistema de qualidade;
  • Assumir a responsabilidade técnica quando essencial à atividade ou função.
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério dos supervisores.

3. Funções específicas do cargo:

FUNÇÃO:

  • Químico(a)

Requisitos da função:

  • Bacharelado em Química ou Engenharia Química.
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

1. Cargo:

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Contribuir na administração e gestão de pessoas, desenvolvendo atividades na área de administração de pessoal, benefícios, remuneração e carreira, visando prestar o bom atendimento aos colaboradores e o cumprimento da legislação vigente e procedimentos internos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Desenvolver sistemas de trabalho e apresentar técnicas que permitam melhoria das atividades da área;
  • Participar de pesquisas e estudos específicos de sua área de atuação;
  • Planejar, organizar, desenvolver e monitorar programas de Gestão de Pessoas;
  • Realizar a gestão do ponto;
  • Desenvolver atividades inerentes à administração de pessoal e relações trabalhistas, tais como: folha de pagamento, férias, rescisão contratual, admissões, homologações no sindicato, cálculo trabalhistas, visando o pleno atendimento às exigências legais;
  • Desenvolver atividades voltadas ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Cia.;
  • Administrar benefícios concedidos pela Cia aos empregados;
  • Atuar como Preposto da CIA;
  • Representar a Cia Águas de Joinville;
  • Planejar, executar e participar de ações estratégicas dentro das áreas de atuação na Cia, com foco na missão, visão e as pessoas;
  • Prestar assessoria à Alta Direção em assuntos pertinentes à área de formação e/ou especialização profissional;
  • Analisar tendências e cenários onde a organização está inserida, visando a identificação/avaliação de riscos, ameaças e oportunidades, do ponto de vista trabalhista e de gestão de pessoas;
  • Elaborar, analisar e acompanhar estudos dentro da sua área de atuação;
  • Realizar estudos e acompanhar a negociação coletiva;
  • Interpretar a legislação trabalhista e subsidiar as outras áreas no que couber;
  • Participar da organização de eventos promovidos aos empregados;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Administração, Recursos Humanos ou formação compatível com a área.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS – PSICÓLOGO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Promover iniciativas para seleção, desenvolvimento sociofuncional, gestão do desempenho, gestão do conhecimento, gestão da carreira e gestão do clima organizacional da Companhia.

2.2. Descrição Detalhada

  • Participar dos processos de admissão e demissão;
  • Efetuar Avaliações Psicológicas Admissionais e emissão dos respectivos laudos Psicológicos;
  • Planejar e conduzir os processos seletivos internos e externos, e as movimentações internas, em conjunto com os gestores;
  • Acompanhar processos de elaboração e execução de Concursos Públicos e Processos Seletivos;
  • Realizar acompanhamentos no decorrer da jornada de trabalho dos colaboradores;
  • Atuar em programas institucionais voltados à promoção da saúde mental na CAJ;
  • Planejar, elaborar, executar e avaliar a eficácia de treinamentos e outras ações educativas;
  • Facilitar a padronização e a elaboração das descrições de função;
  • Promover e monitorar o Processo de Avaliação de Desempenho com foco em competências;
  • Dar suporte às lideranças, auxiliando no processo de gestão das equipes;
  • Atuar na gestão do clima organizacional;
  • Participar da organização de eventos para o público interno e externo;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Cia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho;
  • Desenvolver estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Psicologia.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA DE SUPORTE

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar tarefas voltadas à especificação, planejamento, assistência à instalação, documentação e manutenção de softwares básicos e de equipamentos da área de tecnologia da informação, de apoio, de teleprocessamento e de comunicação de dados instalados na empresa, visando garantir o perfeito funcionamento do ambiente operacional e de comunicação de dados.

2.2. Descrição Detalhada

  • Projetar redes de tecnologia da informação, incluindo comunicação de computadores, sistemas e telefonia,  conforme necessidade da Cia;
  • Realizar atividades do processo de aquisições, incluindo a especificação técnica, orçamentação, estudo de cenários, elaboração de solicitação de compras, termo de referência, homologação, implantação e gestão do ativo conforme necessidade da Cia;
  • Atender requisições e resolver incidentes relativos a infraestrutura de TI implantada, conforme padrões definidos pela Cia;
  • Monitorar disponibilidade e desempenho dos equipamentos e sistemas implantados;
  • Solicitar serviços de manutenção para fornecedores de serviços de TI, conforme padrões definidos pela Cia;
  • Responsabilizar-se pela administração de contratos de serviços de suporte, manutenção, garantia e licenciamento de software, conforme necessidade da Cia;
  • Responsabilizar-se por manter o bom funcionamento da infraestrutura e dos sistemas de segurança da informação, incluindo as soluções de firewall, antivírus, prevenção de intrusão, gestão de acesso e autorização, registros de eventos, backup e restauração conforme necessidade da Cia;
  • Administrar ambientes com servidores físicos, virtuais e/ou consolidados, com sistemas de firewall, com sistemas de roteamento de rede e com sistemas de rede sem fio;
  • Administrar ambientes com sistemas de autenticação, DHCP, DNS e sistemas de arquivos;
  • Administrar ambientes em datacenter local ou em nuvem;
  • Administrar sistemas de telefonia com PABX IP;
  • Administrar sistemas de energia e climatização para ambiente de datacenter de TI;
  • Realizar backup e restauração de servidores, arquivos e base de dados de acordo com os padrões adotados pela Cia;
  • Gerar e manter atualizadas as documentações técnicas e procedimentos técnicos, utilizando os padrões definidos pela Cia;
  • Realizar o planejamento para a implantação dos softwares de comunicação de dados das unidades com processos automatizados na Cia;
  • Responsabilizar-se pela administração dos sistemas de cópia de segurança da Cia;
  • Treinar equipes de implantação e de atendimento no uso adequado dos softwares básicos;
  • Desenvolver estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Organizar e ministrar treinamentos técnicos;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ANALISTA ECONÔMICO FINANCEIRO(A)

2. Descrição

2.1. Descrição Sumária

Planejar, gerir e analisar os recursos financeiros da empresa, para que se mantenha em uma condição econômica e financeiramente sustentável.

2.2. Descrição Detalhada

  • Desenvolver atividades referentes ao controle, organização e execução dos trabalhos das áreas financeira e contábil da empresa;
  • Orientar as diversas áreas da empresa em assuntos que exijam a análise e avaliação de processos relacionadas a aspectos econômico financeiros, através de relatórios, projeções, pareceres e estudos;
  • Atuar nos processos de contas a pagar e receber, assim como administrar e analisar o fluxo de caixa;
  • Elaborar estudos de viabilidade econômica e análise financeira dos projetos e negócios de expansão da empresa;
  • Prospectar, analisar, preparar contratação, contratar e controlar  financiamentos;
  • Elaborar, analisar e controlar o processo orçamentário;
  • Operacionalizar, analisar e acompanhar todas as fases do processo de cobrança;
  • Prospectar, avaliar e controlar aplicações financeiras;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área;
  • Preparar documentação das demandas de fiscalizações e órgãos de controle;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Administração, Economia ou Contabilidade.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar atividades de apoio administrativo e atividades de abordagem e atendimento ao público.

2.2. Descrição Detalhada

  • Elaborar planilhas, relatórios, apresentações, e realizar a tabulação de pesquisas na sua área de atuação;
  • Preencher indicadores de desempenho e alimentar planilhas;
  • Analisar e processar as solicitações do público interno e/ou externo;
  • Realizar a abertura, programação, desdobramento e encerramento de ordens de serviço;
  • Realizar a abertura, programação e atendimento de chamados de clientes internos;
  • Redigir cartas, ofícios, memorandos, atas e demais documentos conforme necessidade;
  • Auxiliar no desenvolvimento e implantação de normativas e procedimentos internos da área;
  • Auxiliar na implementação e fiscalização de projetos, contratos e programas desenvolvidos pela área;
  • Auxiliar em análises, cálculos e conferências referentes à área em que atua;
  • Prestar suporte administrativo remoto aos funcionários, durante as atividades em campo;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade;
  • Formular apresentações, utilizando ferramentas de apresentação;
  • Realizar visitas à domicílios, levando informações e orientações aos clientes;
  • Prestar auxílio no planejamento, elaboração, execução e gestão de projetos, programas e atividades na área onde atua;
  • Auxiliar nas atividades relativas à gestão de riscos e não conformidades da área;
  • Auxiliar na gestão orçamentária da área;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como gestor/fiscal dos contratos;
  • Prestar auxílio ou ministrar treinamentos, ligados à sua área de atuação;
  • Realizar análise crítica de resultados e proceder com a correção das informações fornecidas pelas empresas terceirizadas;
  • Realizar o mapeamento de processos da área de atuação;
  • Realizar a gestão documental e patrimonial;
  • Controlar o material de expediente;
  • Realizar a requisição de materiais e equipamentos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ASSISTENTE SOCIAL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Elaborar, implementar, atuar como Responsável Técnico e garantir o cumprimento de projetos/programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida, envolvendo o público interno e externo.

2.2. Descrição Detalhada

  • Propor procedimentos, legislação, protocolos, políticas, programas e projetos no âmbito da empresa;
  • Elaborar, implementar, atuar como Responsável Técnico e garantir o cumprimento dos projetos/programas da área. 
  • Buscar, propor e formalizar parcerias com instituições, visando o apoio para a operacionalização dos projetos/programas da área.
  • Planejar e promover ações voltadas à saúde e à qualidade de vida dos colaboradores.
  • Propor e implementar ações para a melhoria da gestão do clima organizacional.
  • Esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e deveres, organizar cursos, palestras e reuniões com o público externo.
  • Participar da elaboração, implementação e acompanhamento dos planos de ação relacionados aos resultados, projetos ou melhorias na área.
  • Realizar análises, estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação.
  • Realizar perícias técnicas, e emitir laudos e pareceres relacionados à sua área de atuação.
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos da função:

  • Bacharelado em Serviço Social.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AUDITOR(A) INTERNO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Planejar e executar trabalhos de auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional nas áreas, bem como verificar periodicamente se os procedimentos internos estão de acordo com as normas internas e legislação vigente.

2.2. Descrição Detalhada

  • Selecionar e organizar informações, legislação, documentos e demais instrumentos de suporte, necessários ao cumprimento dos programas de trabalho da auditoria geral;
  • Aprimorar os instrumentos técnico-operacionais utilizados na área técnica da Auditoria Geral, criando manuais e planos de auditoria;
  • Coordenar e realizar auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional na sua área específica de formação, de acordo com as Normas Brasileiras para o exercício de Auditoria;
  • Identificar falhas e irregularidades no ciclo operacional de trabalho nas diversas áreas da Cia., detectando causas de ineficiência ou desperdício;
  • Examinar a fidedignidade, integridade, confiabilidade, legalidade e utilidade de processos, planilhas, relatórios e demais documentos e informações técnicas relacionados aos atos e fatos administrativos e às ações gerenciais e operacionais dos diversos órgãos da Cia.;
  • Elaborar relatórios de auditoria em conformidade com os padrões estabelecidos na Auditoria Geral, assinalando as falhas e as irregularidades detectadas, suas causas e consequências, bem como recomendando as medidas julgadas adequadas para solução das mesmas;
  • Organizar os papéis de trabalho, conforme os padrões estabelecidos pela Auditoria Geral, necessários para suportar os pontos constantes dos relatórios de auditoria, com suficiência, pertinência e relevância;
  • Promover a elaboração e aperfeiçoamento de programas, roteiros e demais instrumentos de auditoria;
  • Prestar orientações/consultoria às áreas afins;
  • Criar e operacionalizar Testes Padrões de Auditoria Interna e Contábil;
  •  Elaborar Relatório Anual de Auditoria;
  •  Executar Planos de Auditoria Interna e de Auditoria Contábil;
  •  Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Contabilidade.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Realizar a coleta de amostras de água e efluentes, e auxiliar nas análises laboratoriais. Realizar a limpeza de vidrarias e disponibilizar os materiais necessários para a realização de ensaios e da amostragem.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar a coleta de amostras de água e efluentes e, quando aplicável, com abertura de cavaletes;
  • Realizar análises laboratoriais;
  • Proceder com os registros dos dados e dos controles analíticos;
  • Realizar as atividades de forma a garantir a eficácia dos processos em termos de conformidade com requisitos legais;
  • Esterilizar e disponibilizar as vidrarias e os materiais necessários para a realização dos ensaios e da amostragem;
  • Realizar a avaliação do material e do reagente envolvidos em seus subprocessos;
  • Controlar estoques de material, reagentes e soluções utilizados na coleta;
  • Prestar suporte técnico aos clientes internos e externos;
  • Elaborar relatórios e outros documentos relacionados às suas atividades;
  • Revisar os procedimentos relacionados às suas atividades;
  • Atuar como fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Zelar pela manutenção e calibração dos equipamentos, bem como pela organização e limpeza do seu local de trabalho;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

AUXILIAR TÉCNICO(A) OPERACIONAL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Efetuar inspeções, vistorias, medições, pesquisas de vazamento, e realizar procedimentos operacionais relacionadas ao Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Realizar/auxiliar na limpeza e conservação dos ambientes, e de equipamentos, máquinas e outros.

2.2. Descrição Detalhada

  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Acompanhar o funcionamento de equipamentos das Estações de Tratamento de Água, de Esgoto e de Lodo;
  • Desenvolver atividades auxiliares de operação nas unidades operacionais de sistemas de água, esgoto e lodo;
  • Efetuar inspeções, vistorias, medições, pesquisas de vazamento, e realizar procedimentos operacionais relacionadas ao Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Acompanhar a execução de serviços operacionais relacionados ao Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Executar serviços de ampliação de rede, incluindo a escavação manual de valas;
  • Acompanhar os serviços e auxiliar na limpeza e manutenção da higiene e conservação do ambiente das unidades da Companhia;
  • Realizar a limpeza de equipamentos, máquinas e outros, relacionados ao tratamento de água, esgoto e lodo;
  • Carregar/descarregar materiais e equipamentos;
  • Registrar dados operacionais em sistemas informatizados;
  • Auxiliar operacionalmente para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, visando melhorias nos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Fundamental e curso profissionalizante ou de especialização em instalações hidráulicas.
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

BIÓLOGO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Atuar no tratamento e controle de qualidade de água e de afluentes e monitoramento dos sistemas de água e esgoto em todas as suas etapas, visando a expansão, operação, manutenção e controle dos sistemas e demais atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação.

2.2. Descrição Detalhada

  • Prestar apoio técnico e operacional aos sistemas de produção de água e tratamento de esgotos;
  • Elaborar, coordenar, executar e participar dos projetos de recuperação de áreas degradadas;
  • Gerenciar o procedimento de amostragem bem como colaborar para o desenvolvimento da rotina laboratorial preparando vidrarias, materiais, meios de cultura, reagentes e soluções melhorando continuamente os processos;
  • Criar e estabelecer padrões para execução de metodologias analíticas laboratoriais de água, esgoto e dos procedimentos de coleta;
  • Emitir certificados de análise relacionados às amostras analisadas pelo laboratório;
  • Atuar na operação de estações de tratamento de água e esgoto e na avaliação destes sistemas, propondo melhorias de desempenho;
  • Responsabilizar-se pela qualidade e precisão dos resultados apresentados;
  • Realizar inspeção técnica, emitir e assinar laudos técnicos sobre assuntos pertinentes a sua área de formação e/ ou especialização profissional;
  • Desenvolver estudos, pesquisas, ensaios, experiências e testes no campo de tratamento de água e esgotos, e do licenciamento ambiental;
  • Criar e estabelecer padrões para execução de metodologias analíticas laboratoriais de água, esgoto e dos procedimentos de coleta;
  • Realizar Análise Ambiental referente a novos projetos, alterações de processo e serviços de manutenção e gerir os processos de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes;
  • Indicar e fornecer especificação técnica mínima para estudos complementares;
  • Elaborar Plano de Gestão Ambiental e Social para projetos e unidades;
  • Emitir parecer socioambiental referente à validação de estudos e produtos de projetos;
  • Planejar, executar e acompanhar a implantação e execução dos processos do sistema de gestão ambiental e social;
  • Representar a Companhia em comissões e órgãos normativos externos quando for designado;
  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas na área ambiental e social, levando informação e conscientização à comunidade;
  • Controlar e monitorar parâmetros hidrobiológicos, microbiológicos e patógenos em mananciais, corpos receptores, sistemas de tratamento de água e esgoto, lodo de esgoto e água distribuída;
  • Planejar, implantar e controlar a realização dos ensaios micro-biológicos e hidrobiológicos de água e esgoto;
  • Ler e interpretar os resultados das análises microbiológicas e hidrobiológicas;
  • Elaborar procedimentos microbiológicos e hidrobiológicos;
  • Dar assistência técnica na compra e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Elaborar e dar suporte na elaboração dos orçamentos e cronogramas físico-financeiros dos projetos, obras e demais serviços;
  • Acompanhar e controlar o desempenho da produção, analisar indicadores e propor planos de ação;
  • Planejar e ministrar capacitações relacionadas a sua área de atuação profissional;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Biologia.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

BIOQUÍMICO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Desenvolver estudos e pesquisas, ensaios bacteriológicos a água e esgoto; aperfeiçoar métodos e processos com produtos químicos; Apoiar tecnicamente e operacionalmente os sistemas de tratamento; Preparar soluções padrões e reagentes com fórmulas específicas; Elaborar e analisar laudos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar na operação de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES) e na avaliação destes sistemas propondo melhorias de desempenho;
  • Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada no saneamento ambiental, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
  • Preparar reagentes químicos, fazer análises físico-químicas e bacteriológicas, e confeccionar relatórios;
  • Realizar análise crítica dos resultados gerados;
  • Aplicar e fazer cumprir as normas vigentes sobre controle de qualidade da água distribuída e tratamento do esgoto;
  • Colaborar para o desenvolvimento da rotina laboratorial preparando vidrarias, materiais, meios de cultura, reagentes e soluções, melhorando continuamente os processos;
  • Prestar apoio técnico e operacional aos sistemas de produção de água;
  • Elaborar projetos de estações piloto de tratamento e analisar resultados de testes de equipamentos e produtos químicos;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios, laudos e outros documentos ligados à sua área de atuação;
  • Supervisionar, orientar e treinar técnicos, auxiliares, operadores de ETA/ETE e estagiários;
  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Efetuar diagnóstico técnico das unidades de tratamento;
  • Responsabilizar-se tecnicamente pelo tratamento da água e esgoto perante o Conselho Regional de Química (CRQ);
  • Prever a demanda de materiais, reagentes e equipamentos, e realizar a gestão do Almoxarifado;
  • Gerenciar os riscos e não conformidades da área;
  • Atuar como facilitador da qualidade, saúde e segurança, e meio ambiente;
  • Realizar manutenção preventiva de equipamentos;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos da função:

  • Bacharelado em Bioquímica ou Farmácia Bioquímica.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

DESENHISTA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar desenhos, auxiliado por computador.

2.2. Descrição Detalhada

  • Implementar, ampliar e corrigir o cadastro comercial e dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
  • Programar e imprimir as ordens de serviço referentes ao cadastro de novas instalações de água e esgoto;
  • Elaborar e executar desenhos de projetos de sistemas de água e esgoto, envolvendo detalhamentos de arquitetura e engenharia, instalações hidráulicas, hidrossanitárias e elétricas, dentre outros necessários, utilizando softwares específicos para desenho técnico e modelagem 3D;
  • Analisar, extrair e/ou tratar informações cartográficas para uso em projetos utilizando base de dados GIS disponível;
  • Receber, coletar, processar dados e planejar o trabalho para elaboração e execução de projetos como, interpretação de desenhos/projetos existentes, análise de croquis e aplicação de normas de desenhos técnicos;
  • Coletar, tratar, transformar dados para auxiliar na tomada de decisão;
  • Participar de reuniões gerenciais para auxiliar na apresentação de mapas digitais, plantas, projetos e outras análises gráficas;
  • Auxiliar áreas de negócio na confecção de análises gráficas, prestando suporte na coleta e compilação dos dados utilizados quando necessário;
  • Atualizar o cadastro GIS e o sistema de gestão comercial com as informações de ordens de serviço, fiscalizações, as builts de obras e demais fontes;
  • Elaborar e fornecer as ordens de serviços de rede e ramais para os fiscais de obras;
  • Configurar e/ou converter arquivos digitais para impressão;
  • Analisar desenhos topográficos graficamente e in loco;
  • Participar do acompanhamento dos processos de projetos;
  • Confeccionar e atualizar mapas referentes a área de expansão e obras;
  • Efetuar auditoria do cadastro;
  • Efetuar solicitação de fiscalização;
  • Elaborar/gerar relatórios, gráficos e painéis com informações referentes às atividades da CAJ;
  • Ativar ou cancelar ligações de águas e/ou esgoto, quando necessário, emitindo carta aos clientes;
  • Fazer backup digital de mapas e arquivos, quando solicitado;
  • Dar suporte aos atendentes comerciais e do call center;
  • Enviar mapas cartográficos para postos de atendimento e terceirizadas;
  • Realizar a manutenção da mapoteca da CAJ;
  • Acompanhar visitas técnicas de terceiros;
  • Coletar dados em campo com GPS de precisão;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores, cumprindo todas as normas e regulamentos internos da CAJ.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio e curso profissionalizante em CAD (Desenho Assistido por Computador) ou SIG (Sistema de Informação Geográfica) ou BIM (Modelagem de Informação da Construção)
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENCANADOR(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar instalações, ampliações de redes, melhorias, reparos e manutenção das redes de água e esgoto.

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar em serviços de instalação, manutenção, remanejamento e prolongamento de redes de água e esgoto;
  • Executar funções próprias de encanador como: montar e/ou fazer manutenção de adutoras, redes, ramais, padrões, ligações, cortes, religações, vistorias em instalações prediais; recuperar e/ou trocar registros e válvulas e outras, inerentes à função;
  • Orientar e/ou executar abertura, dimensionamento, escoramento e sinalização de valas, inclusive com escavação manual;
  • Efetuar pesquisa quanto ao local onde é feita a comparação entre a pressão e a altura;
  • Analisar os pontos que mereçam uma varredura, a qual é efetuada com o auxílio de uma haste de escuta;
  • Realizar geofonamento, utilizando o geofone mecânico ou eletrônico para localização de ramais e redes de água;
  • Realizar levantamento e instalação de cavalete e deslocamento para padronização de ligações de água;
  • Transportar manualmente equipamentos, ferramentas e materiais;
  • Acompanhar e orientar o serviço de terceiros, corrigindo-os quando necessário;
  • Acompanhar, inspecionar e realizar a instalação e montagem de novos equipamentos de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES), certificando-se quanto ao funcionamento dos mesmos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Fundamental e curso profissionalizante na área.
  • CNH Categoria AB.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) AMBIENTAL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Analisar e fiscalizar as informações das de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES) visando o controle de eficiência ambiental;
  • Atuar na operação de estações de tratamento de água e esgoto e na avaliação destes sistemas propondo melhorias de desempenho;
  • Estabelecer padrões de controle de qualidade da água e esgoto tratado;
  • Efetuar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.
  • Elaborar relatórios técnicos sobre os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
  • Gerir os processos de licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais;
  • Estudar e propor ações de recuperação, preservação e conservação dos mananciais como garantia da qualidade da nossa matéria prima;
  • Contratar, validar e executar os estudos, programas, projetos e atividades ambientais dentro do processo de licenciamento ambiental e legislação vigente;
  • Aprovar projetos nos aspectos ambientais e emitir laudos técnicos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) CIVIL

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Fiscalizar, coordenar e prestar assessoria técnica dentro de sua área de atuação;
  • Vistoriar, periciar, avaliar e arbitrar laudos e pareceres técnicos;
  • Planejar, desenvolver, analisar e acompanhar projetos voltados à ampliação, manutenção, aprimoramento e atualização técnica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário e estruturais da CAJ;
  • Controlar a quantidade de suprimentos e serviços utilizados na execução de obras;
  • Elaborar e propor normas e documentação técnica;
  • Responsabilizar-se tecnicamente por obras/projetos e qualidade dos serviços e emitir ART (anotação de responsabilidade técnica);
  • Elaborar e dar suporte na elaboração dos orçamentos e cronogramas físico-financeiros dos projetos, obras e demais serviços de engenharia;
  • Orientar técnicos, desenhistas e estagiários quanto ao desenvolvimento de atividades relacionadas a projetos;
  • Representar a companhia em comissões e órgãos normativos externos quando for designado;
  • Elaborar, analisar e avaliar o desempenho de fornecedores, emissão de certificados e atestados de desempenho;
  • Contatar órgãos e entidades externas, visando alavancar o desenvolvimento das atividades de sua área de atuação ou subsidiar tomadas de decisões;
  • Elaborar e atualizar os modelos de editais, minutas de contrato, termos de referência e demais documentos inerentes às contratações, estabelecendo premissas e prestando apoio na montagem de pacotes técnicos;
  • Prestar informações periódicas a órgãos fiscalizadores/reguladores (IPPUJ,TCE,SEPLAN, SEINFRA, Agência Reguladora, CEF);
  • Conferir e analisar medições de projetos e obras fiscalizadas pela Companhia;
  • Estabelecer e acompanhar os indicadores de desempenho;
  • Pesquisar, experimentar, promover e coordenar a adoção de inovações tecnológicas, visando garantir melhor qualidade e maior produtividade;
  • Participar dos programas de preservação ambiental e desenvolver atividades, visando o licenciamento ambiental dos empreendimentos;
  • Analisar ocorrências, atestados e propostas técnico-comerciais;
  • Programar e acompanhar a implantação e execução dos processos do sistema de saneamento ambiental;
  • Acompanhar e controlar sistematicamente o desempenho da produção, por meio da análise de indicadores gerenciais apropriados, propondo os planos e ações necessários, visando assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos;
  • Fazer projetos para área administrativa, manutenção e produção;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia Civil.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Coordenar e gerenciar a inspeção periódica de locais de trabalho e os exames médicos periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função;
  • Avaliar aspectos técnicos, funcionais e demais características dos equipamentos de segurança;
  • Elaborar, coordenar e participar de treinamentos, palestras, programas e campanhas de saúde e segurança do trabalho;
  • Analisar riscos, acidentes e falhas, assim como as ocupações existentes na Companhia a fim de avaliar riscos funcionais e realizar estudos no sentido de eliminá-los;
  • Coordenar, orientar e inspecionar normas de higiene e segurança de terceiros que prestam serviços à Companhia;
  • Elaborar relatórios técnicos de vistorias realizadas e das medidas adotadas, visando preservar normas de higiene e segurança;
  • Coordenar, inspecionar e responder pela manutenção de sistemas de prevenção contra incêndios e pela manutenção e conservação dos sistemas de segurança;
  • Implementar os programas de prevenção de riscos ambientais (PPRA) e de controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Efetuar análises de acidentes de trabalho, efetuando o preenchimento das comunicações de acidentes do trabalho, acompanhando os acidentados quando necessário;
  • Assessorar o processo de constituição da CIPA;
  • Calcular os Coeficientes de Frequência e de gravidade em relação à acidentes de trabalho;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia ou Arquitetura, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) ELETRICISTA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar estudos, planejamento, projetos e especificação técnica de materiais e serviços;
  • Pesquisar, experimentar, promover e coordenar a adoção de inovações tecnológicas;
  • Realizar perícias, vistorias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, relacionados com a área de formação;
  • Desenvolver estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental pertinentes à elaboração dos projetos e anteprojetos;
  • Fiscalizar, coordenar e prestar assessoria técnica dentro de sua área de atuação;
  • Elaborar orçamentos e prestar assistência, assessoria e consultoria;
  • Vistoriar, periciar, avaliar e arbitrar laudos e pareceres técnicos;
  • Fiscalizar obras e projetos técnicos e orientar equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
  • Planejar, desenvolver, analisar e acompanhar projetos/obras voltados à ampliação, manutenção, aprimoramento e atualização técnica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e estruturais da Cia;
  • Executar projetos elétricos/eletrônicos e elaborar normas e documentação técnica;
  • Realizar orçamentos, cronogramas físico-financeiros, medições, controle de planilha orçamentária e termos aditivos, na execução de projetos e obras;
  • Coordenar e controlar empreendimentos voltados à sua área de atuação;
  • Fazer projetos para área administrativa, manutenção e produção;
  • Responsabilizar-se tecnicamente por obras/projetos e qualidade dos serviços e emitir ART (anotação de responsabilidade técnica);
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia Elétrica.
  • Curso NR10.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) MECÂNICO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Programar, acompanhar e orientar manutenções em máquinas e equipamentos;
  • Realizar perícias, vistorias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, relacionados com a área de formação;
  • Supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
  • Elaborar orçamentos e prestar assistência, assessoria e consultoria;
  • Fiscalizar os trabalhos prestados por fornecedores e terceiros;
  • Elaborar, acompanhar e fiscalizar projetos de peças, ferramentas e estruturas para área administrativa, manutenção e produção;
  • Identificar necessidades ou melhorias para o sistema;
  • Acompanhar a instalação de máquinas e equipamentos;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia Mecânica.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

ENGENHEIRO(A) SANITARISTA 

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar, analisar e acompanhar projetos de acordo com a área de especialização da Engenharia, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Fiscalizar, coordenar e prestar assessoria técnica dentro de sua área de atuação;
  • Orientar outros profissionais quanto a execução e desenvolvimento de atividades relacionadas a sua área de atuação;
  • Planejar, desenvolver, analisar e acompanhar serviços, projetos, estudos, manutenção, operação e controle de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e estruturais da CAJ;
  • Realizar inspeção técnica, emitir e assinar laudos técnicos sobre assuntos pertinentes a sua área de formação e/ ou especialização profissional;
  • Elaborar e dar suporte na elaboração dos orçamentos e cronogramas físico-financeiros dos projetos, obras e demais serviços;
  • Representar a Companhia em comissões e órgãos normativos externos quando for designado;
  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas na área ambiental e social, levando informação e conscientização à comunidade;
  • Realizar Análise Ambiental referente a novos projetos, alterações de processo e serviços de manutenção, e gerir os processos de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes;
  • Indicar e fornecer especificação técnica mínima para estudos complementares;
  • Elaborar Plano de Gestão Ambiental e Social para projetos e unidades;
  • Emitir parecer socioambiental referente à validação de estudos e produtos de projetos;
  • Planejar e ministrar capacitações;
  • Propor ações de educação ambiental visando conscientização ecológica da comunidade, com ênfase nos sistemas de água, esgoto e saúde da população;
  • Monitorar as ações legislativas ambientais no campo de interesse da companhia;
  • Propor inovações tecnológicas na área de saneamento;
  • Elaborar e executar o Plano de Monitoramento e Controle dos Mananciais de Abastecimento.
  • Analisar e avaliar o desempenho de fornecedores, emitir certificados e atestados de desempenho e participar do desenvolvimento de novos fornecedores;
  • Participar dos programas de preservação ambiental;
  • Fornecer subsídios técnico-administrativos para atendimento a pedidos de esclarecimentos, recursos, mandados de segurança e questionamentos de órgãos fiscalizadores e outras organizações a critério da gerência;
  • Planejar, executar e acompanhar a implantação e execução dos processos do sistema de gestão ambiental e social;
  • Acompanhar e controlar sistematicamente o desempenho da produção, por meio da análise de indicadores gerenciais apropriados, propondo os planos e ações necessários, visando assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos;
  • Fazer projetos para área administrativa, manutenção e produção;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Engenharia Sanitária ou Sanitária e Ambiental.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

FISCAL DE OBRAS

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das obras relacionadas aos sistemas de água e esgoto, e obras de manutenção, melhoria e ampliação nas instalações da Companhia. Realizar o monitoramento das condições de operação e desempenho dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Desenvolver atividades relacionadas à prospecção de clientes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das obras relacionadas aos sistemas de água e esgoto, assim como de obras de manutenção, melhoria e ampliação nas instalações da Companhia;
  • Emitir relatórios, diários de obra e outros documentos ligados à sua área de atuação;
  • Realizar o monitoramento das condições de operação e desempenho dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário;
  • Atuar como fiscal de contratos;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;
  • Verificar reclamações de clientes “in loco”;
  • Propor melhorias referentes à sua área de atuação;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Edificações ou Saneamento.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria AB.

 

1. Cargo:

FISCAL DE SERVIÇOS

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar a fiscalização dos serviços planejados pela Companhia e questões relacionadas à prospecção de clientes.

 

2.2. Descrição Detalhada

  • Abrir e encerrar Ordens de Serviço;
  • Auxiliar a equipe técnica em atividades de campo;
  • Prestar suporte e orientação aos prestadores de serviço;
  • Realizar atividades de inspeção, avaliação e fiscalização (em campo ou sistêmica) relacionadas à coleta e transporte de esgoto, distribuição de água e serviços comerciais;
  • Realizar ensaios não destrutivos para localização de tubulação de rede, ramal e acessórios do sistema de distribuição de água com auxílio de válvula geradora de ondas e geofone mecânico e eletrônico;
  • Realizar atividades de orientação à clientes, relacionadas aos serviços de coleta e transporte de esgoto, distribuição de água e serviços comerciais;
  • Realizar notificações em caso de irregularidades;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação.
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade.
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho.
  • Efetuar cálculos, conferências, análises, emissão de pareceres, relatórios e documentos ligados à sua área de atuação.
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal dos contratos.
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio 
  • CNH categoria AB.

 

1. Cargo:

GEÓGRAFO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Elaborar levantamentos, estudos e pesquisas relacionadas ao âmbito da Geografia de interesse da empresa e, em especial, ao cadastro comercial e operacional da Companhia. Desenvolver atividades de geoprocessamento e sistemas de informações geográficas relacionadas a estes cadastros ou a projetos de expansão dos sistemas de água e esgoto.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar a manutenção e a atualização de mapas do cadastro comercial e operacional em ambiente de geoprocessamento;
  • Elaborar estudos ambientais, realizar a confecção de mapas, a construção do SIG (Sistema de Informação Geográfica), a topografia de terrenos, o georreferenciamento, a sistematização de dados secundário e a implantação de programas ambientais;
  • Realizar a análise, a crítica e a validação do recadastramento técnico das redes;
  • Realizar a organização, a manutenção e a atualização do banco de dados demográficos;
  • Prestar assessoramento técnico em assuntos que envolvam pesquisas demográficas, realizando estudos no âmbito da Lei Nº 6.664, de 26 de junho de 1979, e emitindo pareceres para subsidiar estudos e projetos;
  • Coletar, tratar e transformar dados, para auxiliar na tomada de decisão;
  • Elaborar relatórios, gráficos e painéis com informações referentes às atividades da CAJ;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em  Geografia.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

JORNALISTA 

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Elaborar e executar a criação de estratégias e condução dos processos de comunicação direcionados aos interesses da Cia.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar entrevistas e redigir matérias jornalísticas referentes à Cia Aguas de Joinville, para a divulgação interna e externa conforme a aprovação da diretoria;
  • Realizar a cobertura de eventos definidos pela empresa para disseminação de informações;
  • Redigir textos institucionais direcionados ao público interno e externo;
  • Fornecer informações e orientações relacionados à Cia e aos interesses do município;
  • Manter contato com autoridades públicas, representantes de empresas, órgãos de imprensa a fim de fornecer e buscar informações de interesses da Cia;
  • Análise dos materiais da empresa, a fim de identificar pontos de atenção, melhorias e possibilidades de uma comunicação mais objetiva e estratégica;
  • Elaboração de propostas e definição da estratégia de comunicação;
  • Produção de conteúdos para os diversos canais de comunicação;
  • Produzir, dirigir e executar trabalhos de fotografia, áudio, produções gráficas e outras;
  • Analisar as pesquisas de opinião pública;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gestão.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Jornalismo.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

MOTORISTA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Conduzir veículos automotores no transporte de pessoas, documentos, materiais, cargas e outros. Executar atividades de apoio administrativo.

2.2. Descrição Detalhada

  • Transportar pessoas, documentos, malotes, materiais e outros, em veículos de pequeno e médio porte;
  • Transportar, coletar e entregar cargas em geral;
  • Controlar a carga ou descarga de materiais transportáveis, verificando a documentação e orientando sua arrumação no veículo;
  • Planejar e mapear a rota de deslocamento no transporte de pessoas, documentos e outros;
  • Providenciar o abastecimento, zelar pela manutenção e pela limpeza do veículo sob a sua responsabilidade;
  • Responsabilizar-se pelo controle e utilização dos veículos e equipamentos colocados à sua disposição;
  • Realizar viagens interestaduais;
  • Emitir relatórios de viagens;
  • Executar atividades de apoio administrativo;
  • Elaborar/participar na elaboração de Termos de Referência;
  • Atuar como gestor/fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Zelar pela manutenção de máquinas e equipamentos, bem como pela organização e limpeza do seu local de trabalho;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia, cumprindo com as normas e regulamentos internos de segurança do trabalho e outras emanadas da Cia.

3. Requisitos:

  • Ensino Médio.
  • CNH Categoria C ou D.

 

1. Cargo:

OPERADOR(A) DE ESTAÇÃO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Operar estações de tratamento de água, lodo e esgoto em todos os seus processos relacionados. Organizar e limpar os setores/unidades operacionais.

2.2. Descrição Detalhada

  • Operar estações de tratamento de água e esgoto, incluindo unidades e equipamentos de processamento e deságue de lodo, efetuando o preparo de soluções de produtos químicos, realizando análises laboratoriais e os devidos registros dos resultados, efetuando as correções necessárias;
  • Operar as unidades, máquinas e  equipamentos relacionados ao processo de tratamento de água e esgoto, relatar falhas e solicitar manutenções através de sistema interno.
  • Monitorar a qualidade dos processos e resultados das etapas de tratamento de água e esgoto ou processamento e deságue de lodo, procedendo com manobras e correções necessárias;
  • Supervisionar e realizar a limpeza das unidades, dos equipamentos, máquinas e outros, relacionados ao tratamento de água e esgoto;
  • Monitorar o estoque, efetuar o registro de informações de entrada e saída de insumos nos sistemas internos e solicitar reposição.
  • Realizar o recebimento de caminhões limpa-fossa, produtos químicos e outros materiais, e realizar a conferência de documentos.
  • Elaborar relatórios operacionais periódicos.
  • Acompanhar as manutenções e outros serviços realizados na estação de tratamento;
  • Atuar como fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Verificar o funcionamento dos processos e equipamentos, física ou remotamente por meio de supervisório/telemetria, procedendo com correções ou encaminhamentos;
  • Elaborar estudos, relatórios e outros documentos relativos às estações de tratamento;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Saneamento, Química ou Meio Ambiente.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

OPERADOR(A) DE TRATAMENTO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Operar estações de tratamento de água, lodo e esgoto em todos os seus processos relacionados. Organizar e limpar os setores/unidades operacionais.

  • Operar estações de tratamento de água e esgoto, incluindo unidades e equipamentos de processamento e deságue de lodo, efetuando o preparo de soluções de produtos químicos, realizando análises laboratoriais e os devidos registros dos resultados, efetuando as correções necessárias;
  • Operar as unidades, máquinas e  equipamentos relacionados ao processo de tratamento de água e esgoto, relatar falhas e solicitar manutenções através de sistema interno.
  • Monitorar a qualidade dos processos e resultados das etapas de tratamento de água e esgoto ou processamento e deságue de lodo, procedendo com manobras e correções necessárias;
  • Supervisionar e realizar a limpeza das unidades, dos equipamentos, máquinas e outros, relacionados ao tratamento de água e esgoto;
  • Monitorar o estoque, efetuar o registro de informações de entrada e saída de insumos nos sistemas internos e solicitar reposição.
  • Realizar o recebimento de caminhões limpa-fossa, produtos químicos e outros materiais, e realizar a conferência de documentos.
  • Elaborar relatórios operacionais periódicos.
  • Acompanhar as manutenções e outros serviços realizados na estação de tratamento;
  • Elaborar/participar na elaboração de Termos de Referência e atuar como fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Verificar o funcionamento dos processos e equipamentos, física ou remotamente por meio de supervisório/telemetria, procedendo com correções ou encaminhamentos;
  • Elaborar estudos, relatórios e outros documentos relativos às estações de tratamento;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Saneamento, Química ou Meio Ambiente.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

PEDAGOGO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Elaborar, implementar, capacitar a equipe envolvida, e atuar como Responsável Técnico por projetos/programas, dentro de sua área de atuação.

2.2. Descrição Detalhada

  • Elaborar, implementar, e atuar como Responsável Técnico pelos projetos/programas da área;
  • Desenvolver atividades de sensibilização, capacitação e orientação voltadas à comunidade e aos colaboradores da Companhia;
  • Desenvolver estudos e pesquisas voltados aos projetos da área, e promover melhorias nos processos;
  • Elaborar e emitir relatórios e outros documentos ligados à sua área de atuação;
  • Buscar, propor e formalizar parcerias com instituições, visando o apoio para a operacionalização dos projetos/programas da área;
  • Planejar, implementar e acompanhar práticas relacionadas às responsabilidades da área;
  • Auxiliar na gestão de projetos/programas desenvolvidos pela área;
  • Capacitar a equipe envolvida na operacionalização de projetos/programas desenvolvidos pela área;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema da área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Pedagogia.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

QUÍMICO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Planejar, supervisionar, coordenar e realizar análises físico-químicas de água e esgoto. Proceder estudos sobre detritos fabris e outras substâncias poluentes, propondo soluções.

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar na operação de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES) e na avaliação destes sistemas propondo melhorias de desempenho;
  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada no saneamento ambiental, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
  • Gerenciar o procedimento de amostragem bem como colaborar para o desenvolvimento da rotina laboratorial preparando vidrarias, materiais, meios de cultura, reagentes e soluções melhorando continuamente os processos;
  • Garantir a precisão dos resultados gerados;
  • Preparar reagentes químicos, fazer análises físico-químicas e bacteriológicas e confeccionar relatórios;
  • Responsabilizar-se tecnicamente pelo tratamento da água e esgoto perante o Conselho Regional de Química (CRQ);
  • Implantar as normas e procedimentos para determinar a qualidade da água distribuída;
  • Aplicar e fazer cumprir as normas vigentes sobre controle de qualidade da água distribuída e tratamento do esgoto;
  • Gerenciar os riscos e não conformidades da área;
  • Desenvolver estudos, pesquisas, ensaios, experiências e testes, no campo de tratamento de água e esgotos a fim de otimizar os processos e Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES);
  • Efetuar diagnóstico técnico das unidades de tratamento;
  • Planejar experimentos e coletas;
  • Planejar a coleta, acondicionamento e destinação final dos resíduos gerados nos laboratórios;
  • Controlar estoques de reagentes e produtos químicos, solicitando compras quando necessário;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios e outros documentos ligados à sua área de atuação;
  • Supervisionar, orientar e treinar técnicos, auxiliares, operadores de ETA/ETE e estagiários;
  • Auxiliar na implementação e manutenção do sistema de qualidade;
  • Avaliar as não conformidades, definindo as medidas corretivas e implementação destas;
  • Realizar e acompanhar as auditorias internas no sistema da qualidade;
  • Monitorar e atualizar as informações referentes a produtos químicos controlados pela polícia federal;
  • Emitir os documentos para solicitação de autorização de compra dos produtos controlados pelo exército;
  • Responder aos órgãos fiscalizadores e entidades de classe CRG em caso de acidentes com produtos químicos;
  • Realizar manutenção preventiva de equipamentos;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério dos supervisores;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Química.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

SECRETÁRIO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Assessorar as atividades administrativas das áreas em que estiverem lotados, assessorando gestores e demais membros das equipes.

2.2. Descrição Detalhada

  • Auxiliar no apoio à atividades e projetos/programas do setor;
  • Acompanhar e atribuir aos responsáveis os processos abertos no sistema;
  • Elaborar e acompanhar planos de ação da área;
  • Estabelecer e executar controles de processos da área;
  • Executar os processos de viagens corporativas;
  • Redigir cartas, ofícios, memorandos, atas e demais documentos conforme necessidade;
  • Elaborar apresentações, relatórios, planilhas e outros, conforme necessidade;
  • Auxiliar no desenvolvimento e implantação de normativas e procedimentos internos da área;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal dos contratos;
  • Prestar auxílio ou ministrar treinamentos, ligados à sua área de atuação;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Secretariado.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Prestar assessoria nas atividades administrativas da direção da empresa e Órgãos Deliberativos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Planejar, organizar e executar serviços de secretaria;
  • Prestar assistência e assessoramento direto à direção da empresa e aos Órgãos Deliberativos;
  • Dar suporte em reuniões da diretoria executiva e dos órgãos de governança, secretariando e elaborando ata de reunião, preparando a pauta, repassando informações/decisões às áreas, pesquisando dados e coletando informações;
  • Atender clientes internos e externos, recepcionando pessoas, fornecendo informações, orientando e encaminhando pessoas, bem como autorizar a entrada/permanência de visitantes e prestando atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
  • Atender ligações telefônicas, filtrando e encaminhando as ligações, anotando e transmitindo recados;
  • Elaborar os ofícios, memorandos e relatórios baseados nos sistemas de gerência e administração internos, assim como interpretar e sintetizar textos e documentos, orientando e solucionando os documentos a fim de encaminhá-los à área específica;
  • Contratar serviços de terceiros quando necessário, elaborando e participando de elaboração de Termos de Referência e atuar como gestor/fiscal de contratos;
  • Levantar necessidade de material, cotando preços, formulando pedidos de compra, requisitando e conferindo material, adaptando espaço para armazenagem, comprar material, equipamento e mobiliário, acompanhando contratos e garantias;
  • Ter conhecimento dos Atos Normativos de Criação da Cia., bem como da Lei da Sociedade por Ações a fim de orientar a chefia;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o portal de governança atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Bacharelado em Secretariado Executivo.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM EDIFICAÇÕES

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Fiscalizar construções de reservatórios de água, estações de tratamento de água e esgoto, estações elevatórias e de recalque, reformas e outras obras civis executadas pela Companhia Águas de Joinville. Desenvolver plano de manutenção preventiva e corretiva das edificações. Elaborar termos de referência e orçamento das obras civis a serem executadas. Auxiliar na elaboração de projetos de engenharia.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar o planejamento, acompanhar e fiscalizar os serviços realizados por terceiros, relacionados ao Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, assim como de serviços e obras de manutenção, melhoria e ampliação nas instalações da Companhia.
  • Realizar as manobras necessárias em Registros de água e esgoto.
  • Verificar reclamações de clientes “in loco”;
  • Realizar estudos e propor melhorias referentes à sua área de atuação;
  • Monitorar indicadores relacionados à sua área de atuação;
  • Coletar, tratar, transformar dados para auxiliar na tomada de decisão;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho, bem como em sua elaboração e atualização.
  • Realizar o levantamento e o monitoramento das condições de operação e desempenho dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário;
  • Prestar suporte à Engenharia na análise e aprovação de projetos, e na elaboração e análise de estudos de parceria e de viabilidade técnica;
  • Realizar esboços e desenhos técnicos, relacionados às obras de engenharia.
  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Utilizar ferramentas de geoprocessamento para auxílio nos Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES);
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos;
  • Desenvolver atividades relacionadas à prospecção de clientes;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, testes, análises, inspeções, diagnósticos, e elaborar/emitir pareceres, relatórios, gráficos, painéis e documentos ligados à sua área de atuação.
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal dos contratos;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.]
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação.
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Edificações.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM ELETROTÉCNICA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar serviços técnicos específicos de manutenção de natureza elétrica, eletrônica, instrumentação e automação. Elaborar procedimentos operacionais, instruções de trabalho e manuais de equipamentos junto com as demais equipes envolvidas.

2.2. Descrição Detalhada

  • Executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente as atividades operacionais e os serviços de manutenção e reparo de equipamentos eletroeletrônicos, instalações e arquivos técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes;
  • Acompanhar e orientar os serviços contratados nas programações/execuções, efetuando inspeções técnicas e visando o controle das atividades de implantações, operações e manutenções de natureza elétrica;
  • Realizar o monitoramento das condições de operação e desempenho dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário;
  • Realizar o planejamento, acompanhar e fiscalizar os serviços realizados por terceiros, relacionados ao Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, assim como de obras de manutenção, melhoria e ampliação nas instalações da Companhia.
  • Prestar assistência técnica e assessoria no estudo de viabilidade e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, ou nos trabalhos de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e consultoria;
  • Analisar e interpretar dados dos projetos, para a elaboração dos desenhos relacionados aos Sistemas de Abastecimento de Água, de Esgotamento Sanitário, edificações e demais estruturas, utilizando softwares específicos para desenhos e de acordo com as normas técnicas;
  • Elaborar os documentos técnicos necessários para tramitação de processo junto a órgãos externos, para a obtenção de autorizações;
  • Estudar e propor tecnologias relacionadas aos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Fornecer suporte na elaboração e análise de estudos de viabilidade técnica e projetos relacionados aos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, e de atendimento de novos empreendimentos;
  • Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos eletroeletrônicos, assessorando, padronizando, mensurando e orçando.
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, testes, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios e documentos ligados à sua área de atuação.
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisa e instalações de acordo com a área de formação;
  • Verificar, propor soluções e acompanhar reclamações de clientes;
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho.
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisa e instalações de acordo com a área de formação;
  • Acompanhar, inspecionar e realizar a instalação e montagem de novos equipamentos de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES);
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação.
  • Ministrar cursos e palestras relacionadas a sua área de atuação profissional;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Dar assistência técnica na compra e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Eletrotécnica.
  • Curso NR10.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar tarefas voltadas ao suporte de microinformática e de rede de teleinformática, responsabilizando-se pela manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Detectar e identificar problemas com os equipamentos, softwares e rede, e diagnosticar falhas físicas e lógicas de hardware;
  • Atender e solucionar dúvidas do usuário interno da empresa quanto aos sistemas e equipamentos de informática;
  • Homologar, configurar, instalar e realizar testes nos equipamentos e programas da CAJ;
  • Configurar estações de clientes para o acesso à internet, intranet e acesso remoto;
  • Configurar conexões a redes de computadores, incluindo cabeamento e conectorização de componentes de rede;
  • Instalar equipamentos e aplicativos, assim como orientar o usuário;
  • Realizar controle de assistência técnica, solicitando reparo aos fornecedores de garantia de equipamentos;
  • Controlar o estoque de peças de reposição dos equipamentos;
  • Realizar atividades do processo de aquisições, incluindo a especificação técnica, orçamentação, estudo de cenários, elaboração de solicitação de compras, termo de referência, homologação, implantação e gestão do ativo conforme necessidade da Cia;
  • Administrar soluções de impressão, switching e rede sem fio;
  • Atuar em soluções implantadas localmente ou em nuvem;
  • Manter-se atualizado em relação as novas tecnologias e propor novas ações, a fim de otimizar o desempenho da sua área e da Cia;
  • Ministrar cursos e palestras relacionadas a sua área de atuação profissional;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra da sua área de atividade e atuar como fiscal/gestor de contratos.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Informática.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM LOGÍSTICA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Administrar e monitorar todas as operações relacionadas a necessidade de suprimentos, organização e armazenagem do estoque e o controle do fluxo de mercadorias, assim como o transporte de produtos da empresa, visando à manutenção da qualidade dos mesmos até os seus destinos, objetivando o cumprimento do cronograma de entregas e a total satisfação dos clientes internos e externos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Efetuar análise crítica do relatório de necessidade das áreas e identificar necessidades prévias de suprimentos, verificando no sistema de controle de estoque se o material existente atende a solicitação;
  • Elaborar e monitorar o levantamento de estoques e pendências de entrega por fornecedores, assim como sempre manter o sistema atualizado;
  • Realizar o inventário geral anual;
  • Fazer o follow up dos fornecedores em relação às entregas dos materiais;
  • Desencadear os processos de compras através dos históricos de compras e de saídas do almoxarifado e também das necessidades das obras de expansão, a fim de evitar falta dos produtos em estoque;
  • Realizar a programação de materiais de maior valor agregado e/ou complexidade técnica, avaliar média de consumo, níveis de estoque, tempo de ressuprimento e condições dos fornecedores;
  • Planejar a programação e reprogramação conforme cronograma estabelecido e de acordo com as alterações da programação das solicitações de materiais efetuadas pelas áreas;
  • Compilar dados e criar informações que auxiliem no planejamento estratégico e controle de atividades realizadas em série;
  • Elaborar/participar na elaboração de Termos de Referência e atuar como gestor/fiscal de contratos, conforme demanda;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério dos supervisores.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Logística.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM MECÂNICA

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Garantir o funcionamento e a manutenção dos processos e serviços técnicos de manutenção de natureza mecânica. Elaborar procedimentos operacionais, instruções de trabalho e manuais de equipamentos junto às demais equipes envolvidas, bem como controlar o sistema de manutenção.

2.2. Descrição Detalhada

  • Executar serviços de montagem, desmontagem, transporte e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletromecânicos, máquinas, motores, veículos e equipamentos em geral;
  • Acompanhar e orientar o serviço de terceiros, corrigindo-os quando necessário;
  • Efetuar inspeções técnicas e controlar as atividades de implantações, operações e manutenções de natureza mecânica;
  • Transportar manualmente equipamentos, ferramentas e materiais;
  • Cumprir o orçamento da área e administrar e controlar o material de consumo;
  • Acompanhar, inspecionar e realizar a instalação e montagem de novos equipamentos de Sistemas de Água (SAA) e Esgoto (SES), certificando-se quanto ao funcionamento dos mesmos;
  • Acompanhar e monitorar o funcionamento das ETEs e avaliar seus resultados de eficiência;
  • Prestar apoio técnico a terceiros e funcionários da CAJ quando necessário;
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisa e instalações de acordo com a área de formação;
  • Elaborar projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos;
  • Dar assistência técnica na compra e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Fazer solicitações de compras e serviços, mediante orçamentos prévios;
  • Manter-se atualizado em relação as novas tecnologias e propor novas ações a fim de otimizar o desempenho da sua área e da Cia;
  • Ministrar cursos e palestras relacionadas a sua área de atuação profissional;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Mecânica.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM SANEAMENTO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Realizar o planejamento e fiscalização de serviços relacionados ao Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Auxiliar   no   desenvolvimento   de   projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Atuar na manutenção do sistema de gestão ambiental e social, no tratamento e controle de qualidade de água e de efluentes, no monitoramento dos sistemas de água e esgoto em todas as suas etapas, visando a expansão, operação, manutenção e controle dos sistemas, e demais atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação e da sustentabilidade.

2.2. Descrição Detalhada

  • Operar estações de tratamento de água e esgoto em todos os seus processos relacionados, incluindo unidades e equipamentos de processamento e deságue de lodo, assim como orientar e instruir outros funcionários no tratamento e manutenção das estações de tratamento;
  • Realizar pesquisas de vazamentos, com uso do Geofone;
  • Realizar ensaios não destrutivos para localização de tubulação de rede, ramal e acessórios do sistema de distribuição de água com auxílio de válvula geradora de ondas e geofone mecânico e eletrônico;
  • Realizar atividades ligadas ao licenciamento ambiental, controle de condicionantes, gerenciamento de resíduos e programas ambientais;
  • Gerar e encaminhar ordens de serviço, bem como auxiliar na resolução, direcionando para as áreas/equipes envolvidas;
  • Avaliar reclamações de clientes, via sistema corporativo ou “in loco”;
  • Realizar estudos e propor melhorias referentes à sua área de atuação;
  • Monitorar indicadores relacionados à sua área de atuação e tomar as ações necessárias;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho, e manuais de equipamentos, bem como em sua elaboração e atualização;
  • Executar levantamento e monitoramento das condições de operação e desempenho das unidades operacionais relacionadas ao Sistema de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Programar, prestar apoio técnico e acompanhar os serviços realizados por colaboradores internos e externos, relacionados ao Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário;
  • Prestar suporte à Engenharia na análise e aprovação de projetos, e na elaboração e análise de estudos de parceria e de viabilidade técnica;
  • Realizar análises laboratoriais e outras atividades relacionadas ao controle de qualidade da água e de efluentes, e medidores de água (hidrômetros);
  • Acompanhar e realizar intervenções em registros, boosters e malha de distribuição;
  •  Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Coletar, tratar e transformar dados para auxiliar na tomada de decisão;
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos;
  • Desenvolver atividades relacionadas à prospecção de clientes;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e elaborar/emitir pareceres, relatórios, gráficos, painéis e documentos ligados à sua área de atuação;
  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas na área ambiental, da qualidade e social, levando informação e conscientização à comunidade, colaboradores internos e terceiros;
  • Executar atividades de Gestão Ambiental e Social, e auxiliar no controle de indicadores;
  • Auxiliar nas atividades relativas a gestão de riscos e não conformidades da área;
  • Atuar como facilitador de qualidade, saúde e segurança e meio ambiente;
  • Realizar visitas à domicílios, levando informações e orientações aos clientes quanto aos serviços prestados de água e esgoto;
  • Realizar trabalhos em altura e espaço confinado;    
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como gestor/fiscal dos contratos;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Saneamento.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Implementar e gerir programas de segurança no trabalho, em atendimento às normas e legislação vigente.

2.2. Descrição Detalhada

  • Elaborar, participar e implementar programas de prevenção de riscos ambientais e de saúde ocupacional;
  • Elaborar, executar e auxiliar trabalhos técnicos relacionados com a área e especialidade do funcionário;
  • Fiscalizar, inspecionar e indicar os equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC), de uniformes, assim como o seu uso e cumprimento das demais normas por parte dos empregados e de empresas contratadas;
  • Auxiliar na promoção e realização de atividades educativas e de conscientização dos trabalhadores;
  • Investigar e analisar acidentes, recomendando medidas de prevenção e controle;
  • Levantar e analisar dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho para ajuste das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos técnicos, que permitam a proteção coletiva e individual;
  • Participar de perícias e fiscalizações;
  • Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previsto em leis ou constantes do contrato de prestação de serviço;
  • Arquivar e gerenciar a documentação do serviço de segurança do trabalho;
  • Ministrar cursos e palestras relacionadas a sua área de formação profissional;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Executar atividades de forma integrada com os demais setores da Companhia;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério dos supervisores.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Segurança do Trabalho.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM SISTEMAS DE SANEAMENTO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Atuar, apoiar e facilitar o funcionamento e manutenção dos processos operacionais da CAJ, conforme sua área de atuação e respectiva formação. Poderá atuar nos macroprocessos de sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, expansão (projetos e obras), ambiental, tecnologia, saúde e segurança, e gestão. Elaborar/emitir pareceres, relatórios, gráficos, painéis e documentos ligados à sua área de atuação.

2.2. Descrição Detalhada

  • Realizar estudos e propor melhorias referentes à sua área de atuação;
  • Monitorar indicadores relacionados à sua área de atuação e tomar as ações necessárias;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento de processos e/ou procedimentos de trabalho, e manuais de equipamentos, bem como em sua elaboração e atualização;
  • Executar levantamento e monitoramento das condições de operação e desempenho das unidades operacionais relacionados a sua área de formação ou função;
  • Programar, prestar apoio técnico e acompanhar os serviços realizados por colaboradores internos e externos, relacionados a sua área de formação ou função;
  • Prestar suporte na análise e aprovação de projetos, e na elaboração e análise de estudos de parceria e de viabilidade técnica;
  •  Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Operar equipamento de pesquisa de vazamento não visível e localização de rede, e outros equipamentos, conforme necessidade;
  • Coletar, tratar e transformar dados para auxiliar na tomada de decisão;
  • Prestar suporte técnico aos clientes internos e externos;
  • Desenvolver atividades relacionadas à prospecção de clientes;
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, análises, inspeções, diagnósticos, e elaborar/emitir pareceres, relatórios, gráficos, painéis e documentos ligados à sua área de atuação;
  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas nas áreas de atuação da CAJ, levando informação e conscientização à comunidade, colaboradores internos e terceiros;
  • Gerar, encaminhar, auxiliar, atender e resolver ordens de serviço;
  • Avaliar reclamações de clientes, via sistema corporativo ou “in loco”;
  • Auxiliar nas atividades relativas à gestão de riscos e não conformidades da área;
  • Atuar como facilitador da qualidade, saúde e segurança, e meio ambiente;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como gestor/fiscal dos contratos;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade.
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Funções específicas do cargo:

FUNÇÃO:

  • Saneamento

Descrição sumária da função:

  • Realizar o planejamento e a fiscalização de serviços e obras relacionados ao Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Auxiliar   no   desenvolvimento   de   projetos, no levantamento e tabulação de dados e nas vistorias técnicas. Atuar na manutenção do sistema de gestão ambiental e social, no tratamento e controle de qualidade de água e de efluentes, no monitoramento dos sistemas de água e esgoto em todas as suas etapas, visando a expansão, operação, manutenção e controle dos sistemas, e demais atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação e da sustentabilidade. 

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Saneamento.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Edificações

Descrição sumária da função:

  • Auxiliar na elaboração e execução de projetos de engenharia, participando em todas as etapas das obras civis da CAJ, contemplando todas as etapas da contratação, fiscalização e entrega final de cada obra. Desenvolver plano de manutenção preventiva e corretiva das edificações.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Edificações.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Mecânica

Descrição sumária da função:

  • Garantir o funcionamento e a manutenção dos processos e serviços técnicos de manutenção de natureza mecânica. Elaborar procedimentos operacionais, instruções de trabalho e manuais de equipamentos junto às demais equipes envolvidas, bem como controlar o sistema de manutenção. Responsabilizar-se pela aquisição de equipamentos voltados à área mecânica, atuando em todas as etapas da contratação, até a entrega final.  
  • Buscar novas soluções em equipamentos e tecnologias do mercado. 

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Mecânica.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Tecnologia da Informação

Descrição sumária da função:

  • Executar tarefas voltadas ao suporte de microinformática e de rede de teleinformática, responsabilizando-se por ações que garantam a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Tecnologia da Informação ou formação compatível com a área . 
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Segurança do Trabalho

Descrição sumária da função:

  • Implementar e gerir programas de saúde e segurança do trabalho, em atendimento às normas e legislação vigente.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Segurança do Trabalho.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Ambiental

Descrição sumária da função:

  • Realizar visitas domiciliares para informação, orientação técnica e sensibilização ambiental da comunidade. Prestar apoio técnico nas atividades de educação socioambiental, gestão e licenciamento ambiental. Atuar nos macroprocessos de sistemas de abastecimento de água e esgoto.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Meio Ambiente.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria C ou D.  

 

FUNÇÃO:

  • Químico(a)

Descrição sumária da função:

  • Atuar na implementação, manutenção e controle do processo de licenciamento ambiental, no âmbito de sua formação. Atuar no tratamento e controle de qualidade da água e efluentes, e no monitoramento dos sistemas de água e esgoto em todas as suas etapas, primando pela sustentabilidade, em todas as atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação. 

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Química.  
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

FUNÇÃO:

  • Logística

Descrição sumária da função:

  • Administrar e monitorar todas as operações relacionadas a necessidade de suprimentos, organização e armazenagem do estoque e o controle do fluxo de mercadorias, assim como o transporte de produtos da empresa.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Logística.
  • Habilitação no órgão de classe.
  • CNH categoria B.  

  

FUNÇÃO:

  • Eletrotécnica

Descrição sumária da função:

  • Fiscalizar as intervenções que envolvem a manutenção elétrica e automação do sistema de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário, e buscar soluções para problemas e melhorias, garantindo a operação dos sistemas.  

Requisitos da função:

  • Ensino Técnico em Eletrotécnica.  
  • Curso NR10.
  • Habilitação no órgão de classe.  
  • CNH categoria B.  

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) EM SUPORTE ADMINISTRATIVO

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Executar atividades de controle de indicadores e metas de gestão setorial. Executar serviços de natureza administrativa nas áreas contábil, financeira, comercial, administrativa, operacional e de suprimentos.

2.2. Descrição Detalhada

  • Operar equipamentos pertinentes ao controle do almoxarifado;
  • Auxiliar na gestão de estoques em poder de terceiros;
  • Controlar o recebimento dos materiais, pelas áreas;
  • Realizar inventários;
  • Emitir notas fiscais, requisições ou guias de remessa para transporte dos materiais requisitados.
  • Elaborar planilhas, relatórios, e realizar a tabulação de pesquisas; 
  • Analisar e processar as solicitações do público interno e/ou externo;
  • Redigir cartas, ofícios, memorandos, atas e demais documentos conforme necessidade;
  • Auxiliar no desenvolvimento e implantação de normativas e procedimentos internos da área;
  • Auxiliar em análises, cálculos e conferências referentes à área em que atua;
  • Organizar materiais e equipamentos, bem como arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade.
  • Receber e entregar documentos com protocolo;
  • Formular apresentações, utilizando ferramentas de apresentação;
  • Prestar auxílio no planejamento, elaboração, execução e gestão de projetos, programas e atividades na área onde atua;
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como o fiscal/gestor dos contratos;
  • Prestar auxílio ou ministrar treinamentos, ligados à sua área de atuação;
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver outras funções de mesma natureza, eventuais ou não, a critério da gerência;
  • Manter o sistema atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Administração, Logística, Contabilidade ou outra formação compatível com a área de atuação.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

1. Cargo:

TÉCNICO(A) QUÍMICO(A)

2. Descrição

2. 1. Descrição Sumária

Atuar na implementação, manutenção e controle do processo de Licenciamento Ambiental circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação, no tratamento e controle de qualidade de água e de afluentes, e no monitoramento dos sistemas de água e esgoto em todas as suas etapas, e demais atividades circunscritas ao âmbito de sua respectiva formação e da sustentabilidade.

2.2. Descrição Detalhada

  • Atuar em processos que envolvam o uso de produtos químicos, como tratamento de água, tratamento de efluentes, tratamento e destinação de resíduos;
  • Realizar atividades ligadas aos processos de licenciamento ambiental;
  • Realizar o preparo de soluções, padronização e controle de qualidade de insumos utilizados ao longo dos processos;
  • Realizar análises laboratoriais físico químicas e microbiológicas de água e efluentes;
  • Operar equipamentos de análise e processo;
  • Realizar o registro de dados e controles analíticos;
  • Auxiliar na análise crítica de resultados gerados internamente e externamente;
  • Garantir a eficácia dos processos em termos de conformidade com requisitos legais;
  • Prestar suporte técnico aos clientes internos e externos;
  • Realizar/auxiliar no mapeamento e elaboração de processos e/ou procedimentos de trabalho, treinar os envolvidos e assegurar a realização de boas práticas;
  • Estudar medidas destinadas à melhoria e otimização dos processos;
  • Monitorar indicadores ligados à sua área de atuação;
  • Prever a demanda de materiais, reagentes e equipamentos, e realizar a gestão do Almoxarifado. Operar estações de tratamento de água e esgoto em todos os seus processos relacionados, incluindo unidades e equipamentos de processamento e deságue de lodo, assim como orientar e instruir outros colaboradores no tratamento e manutenção das estações de tratamento;
  • Acompanhar a montagem, instalação e operação de novos equipamentos, sistemas e instalações;
  • Realizar atividades de gerenciamento, treinamento e auditoria, ligados à sua área de atuação;
  • Planejar, elaborar e executar projetos e programas na área ambiental, da qualidade e social, levando informação e conscientização à comunidade, colaboradores internos e terceiros;
  • Executar atividades de Gestão Ambiental e Social, e auxiliar no controle de condicionantes e indicadores;
  • Auxiliar nas atividades relativas à gestão de riscos e não conformidades da área;
  • Atuar como facilitador de qualidade, saúde e segurança, e meio ambiente.
  • Efetuar cálculos, conferências, medições, avaliações, análises, inspeções, diagnósticos, e emitir pareceres, relatórios e outros documentos ligados à sua área de atuação.
  • Realizar atividades inerentes aos processos de compra e licitação da sua área de atividade e atuar como gestor/fiscal dos contratos.
  • Realizar a gestão e o controle dos processos sob sua responsabilidade;
  • Ministrar e/ou prestar auxílio em treinamentos ligados à sua área de atuação;
  • Organizar os arquivos físicos e digitais sob sua responsabilidade;
  • Manter o sistema da sua área atualizado com dados e informações, bem como subsidiar o envio destes ao controle interno e externo quando requisitado;
  • Desenvolver outras atividades de mesma natureza, eventuais ou não, a critério do gestor da área.

3. Requisitos:

  • Ensino Técnico em Química.
  • Habilitação no órgão de classe. 
  • CNH Categoria B.

 

ANEXO V –  TABELA SALARIAL – BASE ABRIL/2023

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sidney Marques de Oliveira Junior, Diretor (a) Presidente, em 27/06/2023, às 13:56, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giancarlo Schneider, Conselheiro (a), em 27/06/2023, às 14:37, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 0017340502 e o código CRC F21D8A7D.



Rua XV de Novembro, 3950 – Bairro Glória – CEP 89216-202 – Joinville – SC – www.aguasdejoinville.com.br


18.1.007369-0
0017340502v57

Criado por adriana.loth, versão 57 por tania.correa em 27/06/2023 11:19:50.

Compartilhe