Plano de Negócio e Estratégias de Longo Prazo (2019 – 2021)

De:
Criado: 29/07/2019
Última atualização: 05/11/2020

Timbre

Relatório Final SEI Nº 3923939 – CAJ.DIPRE/CAJ.DIRETORIA/CAJ.CONSAD

 

 

Plano de Negócio e

Estratégias de Longo Prazo (2019 – 2021) 

 

 1 – APRESENTAÇÃO

A Companhia Águas de Joinville informa que seu Conselho de Administração aprovou, em reunião realizada na data de 21/03/2019, o Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo para o período de 2019 a 2021, nos termos do artigo 23 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016.

A elaboração do Plano de Negócios e da Estratégia de Longo Prazo, que contou com a participação da Diretoria Executiva e do corpo de gestores da Companhia, foi baseada na expectativa de desempenho da empresa, considerando a atual conjuntura econômica do país no médio e longo prazo.

As informações apresentadas a partir de 2019 envolvem projeções feitas a partir de análise de cenários, no aspecto macro e microeconômico, político, regulatório e tecnológico.

2 – BREVE HISTÓRICO

A Companhia Águas de Joinville é uma empresa pública de Saneamento Básico da Prefeitura Municipal da cidade. Tem como principais objetivos o tratamento e a distribuição de água potável, além da coleta e tratamento de esgotos.

Em 27 de julho de 2005, a companhia celebrou contrato oneroso de concessão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a Prefeitura do Município de Joinville/SC sob o número 363/2005, pelo período de 20 anos, podendo ser renovado. A Companhia iniciou suas atividades em junho de 2005 e a operação do sistema de água e esgoto em agosto de 2005.

A concessão pela Prefeitura Municipal de Joinville contempla todo o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, anteriormente administrado/investido pelo concessionário CASAN, que demandou ação judicial sobre esses investimentos, portanto, sub júdice.

A Companhia está sujeita à regulação que atualmente cabe à ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.

Em termos de estrutura física, a Companhia Águas de Joinville faz a gestão de duas estações de tratamento de água (ETAs), dez estações de tratamento de esgoto (ETEs), 13 reservatórios,  2.182 km de redes de água, 553,34 km de redes de esgoto, 108 estações elevatórias, cinco unidades de atendimento, um almoxarifado e uma sede administrativa. Em termos de quadro funcional, em 2018 a CAJ possuía 435 funcionários e 465 colaboradores terceiros, este últimos responsáveis pela execução de obras, consertos de vazamentos, leitura de hidrômetros e prestação de serviço de teleatendimento.

A empresa cresce junto com a cidade. O investimento em capital humano reforça a intenção de aprimorar cada dia mais sua prestação de serviços. É a busca constante pelo crescimento responsável para atender cada vez melhor, e com mais eficiência, nossos consumidores finais: os 583 mil habitantes de Joinville.

 

 

Competência institucional

– Explorar diretamente ou por intermédio de terceiros os serviços de água e esgotos sanitários;

– Realizar estudos, elaborar projetos e executar  obras e ações necessárias para a consecução das atividades acima referidas;

– Planejar e operar os sistemas de saneamento básico no território do município de Joinville, compreendendo a captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, afastamento, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, comercializando esses serviços e os benefícios que direta ou indiretamente decorrerem de seus empreendimentos, bem como prestar serviços correlatos com seu objeto social;

– Obter e captar recursos para investimento nas áreas comercial e operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário na sua área de atuação;

– Colaborar e firmar acordos ou convênios de colaboração com órgãos ou entidades federais, estaduais, municipais, com entidades privadas ou públicas para a consecução de seus fins sociais, bem como celebrar ajustes ou contratos de colaboração, assistência técnica e novos negócios que visem à elaboração de estudos, à execução de planos e programas de desenvolvimento econômico e a implantação de atividades que se relacionem com os serviços pertinentes aos seus objetivos, inclusive mediante remuneração;

– Prestar assistência técnica e ou administrativa, ou ainda, operar sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário em municípios cujos sistemas se encontram vinculados ou interligados ao sistema do Município de Joinville/SC, mediante a celebração de convênios específicos;

– Constituir ou participar de outras Companhias, na qualidade de acionista ou quotista, de modo a atingir seus objetivos sociais;

– Desenvolver isoladamente ou em parceria com empresas públicas ou privadas empreendimentos relacionados aos serviços de saneamento básico.

– Promover o desenvolvimento de pesquisas, melhorias e inovações inerentes a sua área de atuação, avaliando oportunidades de comercialização de tecnologias (produtos, processos e serviços) resultantes de projetos de P&D&I e, por meio de licenciamento, transferência, cessão ou direito de uso.

 

3. MODELO DE NEGÓCIO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO​

Desde a sua implantação, a Companhia já utilizou várias metodologias de gestão buscando aperfeiçoar cada uma das etapas de elaboração do seu planejamento, entre elas: MEG, GPD e BSC. Em 2018 foram incorporadas duas novas metodologias, o método CANVAS – Proposta de Valor e a metodologia de avaliação multicritério construtivista MCDA-C. A ideia é que o processo de planejamento da organização consiga cada vez mais priorizar ações estratégicas, engajando os funcionários na realização da sua missão e contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e sustentável.

Enquanto a primeira metodologia, o CANVAS, foca no mapeamento das propostas de valor criadas para cada um dos segmentos de clientes atendidos, considerando, na sequência, todos os recursos, atividades e demais aspectos envolvidos, a segunda metodologia, MCDA-C, consiste em uma forma de auxiliar na tomada de decisões, considerando as percepções e valores dos envolvidos no processo, e estabelecendo os pesos e os níveis de atratividade para cada meta estratégica da empresa.

Figura 1 – Modelo de Negócios da CAJ

Os usuários da Companhia Águas de Joinville são classificados em segmentos denominados categorias de consumo, as quais são divididas em: residencial, comercial, industrial e pública. Para cada uma delas existe uma tabela com os valores estabelecidos para o consumo de até 10 m³, também chamada de taxa mínima, com aumento conforme a demanda de consumo.

Os consumidores residenciais com menor poder aquisitivo também possuem uma regra diferenciada, a Tarifa Social, cujo valor é menor, porém, demanda a observação de algumas condições para enquadramento fixadas pela Companhia. O mesmo é aplicado para as entidades assistenciais sem fins lucrativos. 

Quadro 1 – Segmentação de mercado:

Segmentos

Economias

Ligações

Água

Esgoto

Água

Esgoto

Industrial

1.448

451

1.298

421

Comercial

15.583

7.895

12.118

5.658

Pública

835

360

580

243

Residencial

201.545

66.846

133.139

30.841

Social

4.459

780

4.408

764

Total

223.870

76.332

151.543

37.927

Base: Dez/2018

4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL​

A Assembleia Geral da Companhia Águas de Joinville é presidida pelo Prefeito Municipal, o qual representa o acionista (Prefeitura Municipal de Joinville) que detém 100% das ações com direito a voto. 

A Companhia tem um Conselho Fiscal, de funcionamento permanente, com poderes, atribuições e qualificações definidas nos artigos 161 a 165 da lei 6.404/76, composto de 3 (três) membros efetivos, e suplentes em igual número, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, sendo permitida reeleição.

Conforme previsto no artigo 10 do Estatuto Social Consolidado da Companhia de 25/04/2018, consideram-se Administradores os membros do Conselho de Administração e da Diretoria.

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, composto por 7 membros titulares, os quais possuem um mandato de 2 (dois)  anos, podendo ser reeleitos. Um dos conselheiros é empregado da Companhia, foi eleito representante dos colaboradores. 

A Companhia tem 3 (três) Diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, excetuando-se o Diretor Presidente, que é eleito pela Assembleia Geral. O mandato dos Diretores é de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição. Compõe a Diretoria: Diretor Presidente, Diretor Comercial e Administrativo-Financeiro e Diretor Técnico.  Além disso a empresa dispõe de 03 cargos de Assessoria, 12 de Gerência, e 29 de Coordenação.

Para adequação à Lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais, foram criadas novas estruturas em 2018, como o Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) e Gerência de Governança, Riscos e Conformidade (GRC).

Conselho de Administração:

Luiz Claudio Gubert

Presidente

Christian Dihlmann

Vice-presidente

André Chedid Daher

Conselheiro

Fabio Girolla

Conselheiro

Sidney Moritz

Conselheiro – Membro Independente

Valdecio de Oliveira

Conselheiro – Membro Independente

Thiago Zschornack

Conselheiro – Representante dos Empregados

Conselho Fiscal:

Ketty Elizabeth Benkendorf

Presidente

Veríssimo da Cunha Batista

Membro

Adilson Bachtold

Membro

Suplentes:

José Lourival Klein

Membro

Maria Lúcia Garces

Membro

Gerson Marcelo Gotz

Membro

Diretoria:

Luana Siewert Pretto

Diretora-Presidente

Cícero Gabriel Ferreira Filho

Diretor Comercial e Administrativo-Financeiro

Luciane Herbst Valim

Diretora Técnica

Figura 2 – Organograma da CAJ 

Por ser uma empresa pública, a Companhia não integra o Orçamento do Município, desta forma ele é elaborado segundo o modelo das empresas privadas. A Companhia elabora ao final de cada ano o Orçamento para o ano seguinte, bem como para os quatro anos seguintes, sendo que mensalmente acompanha os resultados para garantir a execução do planejado, em especial através da AGM – Avaliação Gerencial Mensal.

Também são realizadas reuniões semanais de acompanhamento do planejamento orçamentário relativo ao Plano de Investimento, ocasião em que os Gerentes apresentam o Status das realizações de sua área e seu plano de ação para atingir a meta estipulada. Além disso, mensalmente a Companhia presta contas ao Conselho de Administração, e trimestralmente, ao Conselho Fiscal.

São realizadas semanalmente reuniões de acompanhamento dos projetos estratégicos, onde os gerentes de projeto tomam ciência do andamento e dificuldades apontas pelas suas equipes.

5. PLANO ESTRATÉGICO

Missão:

Prestar serviços de água e esgoto para melhorar a qualidade de vida do joinvilense.

Visão:

Estar presente em todas as casas, sendo motivo de orgulho para a população de Joinville.

VALORES:

CLIENTES satisfeitos

Eles são a razão de nossa existência.

PESSOAS respeitadas e comprometidas

São elas que tornam tudo possível.

CONDUTA ética, profissional e transparente

É isso que nos proporciona credibilidade.

SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental

É o que nos dá a perspectiva do amanhã.

Figura 3 – Mapa Estratégico

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA CAJ E OS ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em 2015 foi elaborada pela Cúpula das Nações Unidas uma agenda sobre o Desenvolvimento Sustentável no planeta. A agenda é detalhada no documento “Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” e propõe a atuação em áreas vitais para a humanidade. Por meio desta agenda, a ONU propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que articulam as dimensões social, econômica e social e buscam concretizar os direitos humanos em todo o mundo (ONU, 2015). Desde 2015 a CAJ é signatária deste movimento. Desta forma, todos os seus objetivos estratégicos estão alinhados com algum ODS.

Figura 4 – Selo ODS e relação com objetivos estratégicos da CAJ

 

6. ONDE ESTAMOS

O ano de 2018 foi marcado por eventos importantes, dentre eles destacamos:

a) O alto valor investido em expansão e melhorias dos sistemas de água e esgoto, resultando no montante financeiro de R$ 52,4 milhões, cujo detalhamento segue no presente relatório. Dentre os principais investimentos estão: ampliação da capacidade de produção de água da ETA Cubatão (em andamento); Implantação de DMC- distrito de medição e controle; Substituição de redes de abastecimento de água, Ações de Controle de Perdas; Construção da nova ETE Jarivatuba (em andamento); Implantação da rede coletora de esgoto nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Floresta, Glória, Bacia 8.1 e 9 (Jarivatuba e João Costa), e Adequação da Estação elevatória da Rua Florianópolis.

b) Os juros sobre o capital próprio, valor pago aos acionistas em decorrência da remuneração do capital aplicado na empresa, foram calculados de acordo com a legislação vigente. Tais juros são registrados como despesa financeira no resultado do exercício e reclassificados para o patrimônio líquido para fins de apresentação e divulgação das demonstrações contábeis. Considerando esta reclassificação, houve impacto de R$ 26,7 milhões no resultado do exercício.

c) Com o trânsito em julgado em Novembro/2017 foi acolhido pela justiça o entendimento de que a Companhia Águas de Joinville é imune ao imposto de renda, assim, o valor depositado em juízo entre 2011 e 2017 foi convertido em Caixa da Companhia em julho/2018. O valor do imposto pago entre 2006 e 2010, poderá ser utilizado como crédito para pagamento de futuros tributos federais devidos ao longo dos próximos anos impactando positivamente o caixa em R$ 27 milhões, o que vai contribuir para os investimentos em longo prazo.

 A Receita Operacional Líquida da Companhia no ano de 2018 somou R$ 195,405 milhões, ou seja, foi 0,83% maior do que o orçado para o período.

O Lucro Líquido da Companhia  no ano de 2018 foi de R$ R$ 63,895 milhões, o que representou 47,14% a mais do que o Orçado para o ano e 32,70% da Receita Operacional Líquida.

A Companhia realizou R$ 52,401 milhões em investimentos em 2018. Considerando que maior parte dos recursos advém de financiamentos, o Grau de Endividamento Geral ficou dentro das metas estabelecidas. A meta do orçamento era de 41% e o realizado foi de 33,7%.

O EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem considerar impostos e outros efeitos financeiros, apresentou um crescimento sutil em 2018 em relação a 2017.

Quadro 2 – Resultados estratégicos obtidos em 2018

Perspectivas Estratégicas

Objetivo

Indicador

Meta

Atingido

PROPOSTA DE VALOR

Preservar a Infraestrutura da Cidade  

Índice de Resserviço em Reconstituição de Pavimento ↓

 4,5%

2,10%

Preservar a Infraestrutura da Cidade  

Índice de Reconstituição de Pavimento Executado no Prazo ↑ 

 70%

55,20%

Garantir Água Boa e Disponível  

Índice de perdas por ligação/dia ↓

 541

541

Garantir Água Boa e Disponível

IDSA – Indice de Disponibilidade dos Serviços de Água ↑

91,72

91,81

Garantir Água Boa e Disponível  

IDQAD – Índice da Qualidade da Água Distribuída ↑

 98,5%

98,98%

Garantir Esgoto Afastado e Tratado  

IQET – Índice de Qualidade do Efluente Tratado ↑

 90,48%

92,17%

Garantir Esgoto Afastado e Tratado  

Índice de cobertura de esgoto ↑

 33,69

34,10

Contribuir para Rios Limpos e Vivos  

Atendimento à Vazão Ecológica ↑

 91,7%

87,5%

Contribuir para Rios Limpos e Vivos  

Índice de Qualidade dos Rios (IQA) ↑

36,00%

46,12%

Manter Preço Justo e Saúde Financeira  

Dex / m3 Faturado ↓

 R$2,61

R$ 2,59

Manter Preço Justo e Saúde Financeira  

EBITDA ↑

 41,26%

41,52%

Manter Preço Justo e Saúde Financeira  

% Execução Investimentos ↑

 90,1%

55,57%

MERCADO

Satisfazer os clientes  

Índice de Reclamações de Problemas ↓

1,34

1,15

Satisfazer os clientes  

IES – Índice de Eficiência dos Serviços  ↑

 80%

73,26%

Melhorar a imagem institucional  

Índice da Imagem da Companhia (IIC) ↑

0,78

0,77

Captar e reter clientes  

Incremento de ligações menos cancelamentos ↑

 265

258,83

Maximizar as receitas  

Ticket Médio ↑

 R$ 78,67

R$ 79,13

OPERAÇÕES

Prestar Serviços com eficiência  

Índice de Eficiência nos reparos de vazamento e desobstrução de rede. ↑ 

 45%

34,40%

Prestar Serviços com eficiência  

Índice de Motobombas Operando ↑

 52

53,12

Assegurar eficiência e qualidade na gestão dos serviços de esgotamento sanitário  

IQSE – Índice de Qualidade dos Serviços de Coleta e Transporte de Esgoto ↑

0,19

0,15

Assegurar eficiência e qualidade na gestão dos serviços de esgotamento sanitário  

IFLE – Índice de Fiscalização de Ligação de Esgoto ↑

 39%

39,37%

Assegurar eficiência e qualidade na gestão dos serviços de esgotamento sanitário  

Índice de Eficiência Energética – Esgoto ↓

 0,5

0,51

Assegurar eficiência e qualidade no abastecimento de água  

IDSP – Índice de Disponibilidade do Sistema Produtor ↑

98,19

98,3

Assegurar eficiência e qualidade no abastecimento de água  

Índice de Eficiência Energética – Água ↓

 0,46

0,46

PESQUISA E EXPANSÃO

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Cumprimento do cronograma de execução de projetos, estudos, VTs e aprovação de projetos ↑

 78%

87,80%

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Qualidade dos Projetos de Engenharia ↑

74,50%

75,50%

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Aditivos em obras ↓

 12,93%

7,22%

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Marcos vencidos no prazo ↑

 85%

66,67%

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Atendimento do PDA ↑

 41,4%

41,50%

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão  

Atendimento do PDE ↑

 2,42%

1,98%

GATILHO ESTRATÉGICO

Manter Preço Justo e Saúde Financeira  

Lucratividade (Gatilho)  ↑

 8,94%

18,77%

Manter Preço Justo e Saúde Financeira  

Caixa Mínimo (Gatilho) ↑

 1,5

6,33

Quadro 3 – Situação financeira da empresa em 2018

BALANÇO DO PERÍODO

ANO ANT.

ORÇ.

REAL.

Receita Liquida

       185.636

     193.788

      195.405

EBITDA

          76.730

       66.442

        81.124

Lucro  Líquido Do Exercício

          104.921

       43.425

        63.895

Ativo Circulante

       140.843

     177.863

      154.688

Ativo Realizável a Longo Prazo

          61.896

       28.105

        84.330

Ativo Permanente

       410.988

     465.129

      424.381

Passivo Circulante

          62.167

       91.491

        40.247

Passivo Não Circulante

          90.476

     103.538

      127.107

Patrimônio Líquido

       461.084

     476.067

      496.044

Dívida Líquida

          19.934

       24.050

      (17.738)

Juros Sobre Capital Próprio

          22.820

       28.160

        26.721

INDICADORES

ANO ANT.

ORÇ.

REAL.

Margem EBITDA

41,3%

34,3%

41,5%

Margem Líquida

44,2%

22,4%

32,7%

Rentabilidade do PL

17,8%

9,1%

12,9%

Liquidez Corrente

              2,27

            1,94

            3,84

Dívida Líquida/PL

              0,04

            0,05

           (0,04)

Dívida Líquida/EBITDA

              0,26

            0,36

           (0,22)

Endividamento

              0,33

            0,41

            0,34

Quadro 4 – Evolução da ampliação da cobertura de esgoto

Ano

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

% cobertura de esgoto

16,29%

17,39%

20,38%

24,23%

31,47%

31,34%

32,33%

34,10%

7. ONDE PRETENDEMOS CHEGAR

A estratégia de longo prazo da Companhia Águas de Joinville foi delineada com base na perspectiva de recuperação da atual conjuntura econômica do país no curto e médio prazo e tem por fundamento garantir o abastecimento de água e melhorar os índices de cobertura de esgoto na cidade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Os projetos e as obras no Sistema de Abastecimento de Água foram definidos levando em conta a continuidade das obras em andamento, as diretrizes estabelecidas no PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico, o Plano Diretor de Água, as ações e Metas estabelecidas no Plano Diretor de Redução e Combate às Perdas de Água, o atendimento da demanda e a necessidade de adequações e melhorias operacionais.

Já no âmbito dos investimentos no Sistema de Esgotamento Sanitário, além da continuidade das obras e projetos em andamento, a definição dos investimentos prioritários levou em consideração a necessidade da ampliação do índice de cobertura de esgoto no município, conforme diretrizes do PMSB, o atendimento às exigências legais e ambientais e do Plano Diretor de Esgoto, finalizado no início de 2018 e que define em seu escopo os investimentos necessários à universalização do serviço no município para os próximos 30 anos.

Conforme o orçamento plurianual aprovado em 2018, serão investidos R$ 400 milhões no período de 2019 a 2021, sendo R$ 70 milhões com recursos a fundo perdido do Orçamento Geral da União. 

As metas estabelecidas para os próximos cinco anos seguem apresentadas na tabela abaixo.

Perspectiva

Objetivos Estratégicos

Indicador Estratégico

Meta 2019

Meta 2020

Meta 2021

Proposta de valor

Preservar a Estrutura da Cidade

% resserviços em reconstituição do pavimento

2,0%

1,8%

1,65%

% de serviços executados no prazo

70%

72%

74%

Garantir Água Boa e Disponível

Índice de desempenho da Qualidade da água (IDQAd)

99%

99%

99%

Índice de Disponibilidade do Serviço do Sistema de Água (IDSA)

92,1%

92,1%

92,1%

Índice de Perdas

511

481

451

Garantir Esgoto Afastado e Tratado

Índice de cobertura de esgoto

34,41%

37,72%

39,6%

Índice de qualidade do efluente tratado

92,74%

95,71

97,50%

Contribuir para Rios Limpos e Vivos

Atendimento da vazão ecológica

91,7%

91,7%

91,7%

Índice de Qualidade dos Rios (IQA)

40,09

40,09

40,09

Manter Preço Justo e Saúde Financeira

Dex/m3 faturado

2,86

3,03

3,14

EBITDA

34,73%

33,62%

34,95%

Cumprimento de PI

90,1%

90,1%

90,1%

Mercado 

Satisfazer os clientes

Índice de eficiência dos serviços

80%

84%

88%

Índice de Desempenho do Contact Center

80%

80%

80%

Índice de reclamações de problemas

1,16

1,15

1,14

Melhorar a imagem institucional

Número de notícias positivas em relação ao total

0,79

0,80

0,81

Maximizar as receitas

Ticket Médio

80,81

85,35

90,14

Operações

Prestar Serviços com eficiência

Prestar Serviços com eficiência

Eficiência no reparo de vazamento e desobstrução de rede

45%

50%

55%

Assegurar eficiência e qualidade na gestão dos serviços de esgotamento sanitário

% de economias de esgoto fiscalizadas

68,3%

94,6%

96,6%

Quantidade de OS de extravasamento por Km de rede

0,14

0,14

0,13

Eficiência energética de esgoto

0,5

0,5

0,5

Assegurar eficiência e qualidade no abastecimento de água

IDSP – Índice de disponibilidade do sistema produtor

98,5%

98,5%

98,5%

Eficiência energética de água

0,46

0,46

0,46

Pesquisa e Expansão

Assegurar eficiência e qualidade nos projetos e obras de expansão

Marcos estratégicos de projetos e obras

100%

100%

100%

Pesquisar e aplicar as melhores soluções para o SAA e SES

Atendimento do PDE

8,75%

10,9%

15,33%

Atendimento do PDA

35,11%

48,91%

62,63%

Processos de Apoio

Garantir segurança, eficiência e eficácia na gestão dos sistemas de informação e de suporte administrativo financeiro.

Total do Prazo de Processamento das Modalidades Licitatórias

83%

85%

87%

Garantir segurança e acurácia de estoque para o atendimento das necessidades das áreas fins.

Acuracidade de Estoque do Almoxarifado Central

99%

99%

99%

Garantir segurança, eficiência e eficácia na gestão dos sistemas de informação e de suporte administrativo financeiro.

Tempo de Análise de Termo de Referência

94%

95%

96%

Atuar com responsabilidade socioambiental, promovendo o engajamento organizacional dos funcionários e aprimoramento da gestão do conhecimento.

Índice de Produtividade de Pessoal Total

246,53

226,55

232,17

Prover soluções de tecnologia da informação e comunicação alinhadas com a estratégia.

Percentual de execução dos projetos TIC

75%

75%

75%

Projetos estratégicos

Os principais projetos estratégicos para o horizonte 2019 – 2021 seguem elencados abaixo:

• Construção do novo Almoxarifado 

• Ampliação do Sistema de Coleta de Esgoto Sanitário – Bacia 10

• Ampliação do Sistema de Coleta de Esgoto Sanitário – Bacia 8.1 e 9

• Setorização do Sistema de Água em Distritos de Medição e Controle (DMCs)

• Ampliação da Estação de Tratamento de Água –ETA Cubatão

• Construção da Estação de Tratamento de Água- ETA Piraí Sul

• Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Espinheiros

• Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Jarivatuba

• Implantação Ferramenta Colaborativa (Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico, Processos, Projetos)

• Implantação Sistema Eletrônico de Informações -SEI – 2ª Onda

• Implantação Sistema de Controle de Processos Jurídicos

• Integração Sansys x Contact Center

• Readequação das Redes de Água e Esgoto – Rio Mathias 2ª Etapa

• Melhoria no Processo de Leitura e Emissão de Faturas de Água e Esgoto

• Revisão do Processo de Cobrança

• Modernização da Estação de Tratamento de Água – ETA Piraí

• Ampliação dos serviços via website da Companhia

• Readequação das Redes de Água e Esgoto na Rua Blumenau – conforme plano de mobilidade de Joinville – PlanMOB

• Ampliação dos Reservatórios R0 (Centro) e R7 (Aventureiro)

• Execução de Rede de Água na SC 108 (Rodovia do Arroz)

• Execução do Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão

• Execução do Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro Vila Nova

• Implantação de Subadutora de Água para o Reservatório R7

• Projeto de Conscientização e Fiscalização da População quanto ao Uso da Rede de Esgoto.

Estes projetos estão alinhados com o PDA – Plano Diretor de Água, PDE – Plano Diretor de Esgoto da empresa e, por conseguinte, com o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Joinville.

8. COMO CHEGAREMOS LÁ

Quadro 6 – Projeção de resultados 2019-2021

DISCRIMINAÇÃO

2019

2020

2021

1 – Receita Operacional

         231.669

         250.233

         270.391

2 – Arrecadação Bruta

         233.028

         248.744

         265.749

3 – Deduções da Receita

           20.918

           22.594

           24.414

4 – Compensação de Tributária Impostos

           14.188

           22.521

           17.919

5 – Entrada Líquida (2-3+4)

         226.297

         248.671

         259.254

6 – Pessoal

           48.053

           51.179

           54.894

7 – Custeio

           92.043

         103.197

         110.292

8 – Resultado Operacional (5-6-7)

           86.202

           94.296

           94.069

9 – Resultado Extra Operacional

           13.602

                392

                195

10 – Serviço da Dívida

           12.689

           14.685

           16.796

11 – Outras Saídas

           37.586

           31.322

           30.250

12 – Resultado Líquido (8+9-10-11)

           49.529

           48.680

           47.218

13 – Investimentos com Recursos Próprios

           68.143

           72.273

           54.519

14 – SALDO DO ANO

–          18.614

–          23.593

–            7.301

 Quadro 7  – Orçamento de investimentos 2019 – 2021

A primeira Matriz de Riscos Corporativos da CAJ foi elaborada ao longo do ano de 2018, ou seja, no âmbito do Planejamento Estratégico 2018-2022. O primeiro reporte ao Conselho de Administração se deu em novembro de 2018. Os riscos corporativos reportados seguem elencados abaixo. São considerados corporativos os ricos com coeficiente de risco igual ou superior a 15 pontos, para os quais devem ser tomadas ações urgentes. Os fatores de riscos que poderiam influenciar a decisão sobre investimentos são baseados nos riscos corporativos voltados à missão da empresa, conforme figura a seguir:

9. Gestão de Riscos e Oportunidades

Figura 6 – Riscos Corporativos da CAJ

Grupos de Riscos Corporativos

Classificação

Impacto no Negócio:

Severidade no caso de materialização

Tempo de Tolerância:

Tempo de espera até possível materialização

Coeficiente de Risco

Término/Mudança da concessão

Estratégico

5

5

25

Passivos ambientais

Legal

5

5

25

Descumprimento da legislação aplicável e normas de regulação

Legal

5

5

25

Dificuldades na obtenção de licenças ambientais

Operacional

5

4

20

Saturação/Desabastecimento de água

Estratégico

5

4

20

Descumprimento do PMSB (PDA e PDE)

Legal

5

4

20

Descumprimento de decisões judiciais e de órgãos fiscalizadores

Legal

5

4

20

Queda ou crescimento menor do faturamento

Financeiro

4

4

16

Inexecução de PI com desalinhamento do Plano Tarifário

Operacional

5

3

15

Qualidade da água na captação

Estratégico

4

3

12

Falta de recurso financeiro no mercado

Financeiro

4

3

12

Defasagem tecnológica

Estratégico

4

3

12

Aumento de custos maior que a inflação

Financeiro

4

3

12

Deficiências de Tecnologia da Informação

Operacional

3

3

9

Mão de obra indisponível ou com baixa qualificação

Estratégico

3

3

9

Aumento de clientes irregulares

Estratégico

3

3

9

Aumento das perdas de água

Estratégico

4

2

8

Serviços alternativos

Estratégico

3

2

6

Os principais aspectos do monitoramento de riscos são:

• Ações mitigatórias – ações da empresa para evitar que os riscos ocorram;

• Ações de contingenciamento – ações para reduzir o impacto dos riscos caso eles se materializem;

• Indicadores – termômetros para análise e monitoramento dos riscos

Os principais aspectos relacionados às oportunidades são:

• Parcerias para reuso de lodo de ETAs e ETEs

• Ganhos de eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

• Redução de perdas de água em patamar superior ao previsto

• Estudos para o desenvolvimento de novos serviços

• Ganhos de eficiência nos processos e projetos com a instituição de Escritório de Processos e Escritório de Projetos


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Documento assinado eletronicamente por Thiago Zschornack, Conselheiro (a), em 10/06/2019, às 11:14, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


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Documento assinado eletronicamente por Luana Siewert Pretto, Diretor (a) Presidente, em 10/06/2019, às 12:24, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


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Documento assinado eletronicamente por Cicero Gabriel Ferreira Filho, Diretor(a) Administrativo(a), em 10/06/2019, às 13:20, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 3923939 e o código CRC 1D2ECED5.



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18.1.006913-8
3923939v23

Criado por thiago.zschornack, versão 23 por thiago.zschornack em 10/06/2019 11:13:19.

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