Relatório estatístico anual da Ouvidoria 2018

De:
Criado: 29/01/2019



SEI/PMJ – 3061545 – Relatório

Timbre

 

Relatório SEI Nº 3061545/2019 – CAJ.DICAF.GRC

 

 

Joinville, 21 de janeiro de 2019.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO ANUAL

OUVIDORIA – 2018

  • Manifestações recebidas

No exercício de 2018 a Companhia recebeu 1.837 manifestações através do Canal de Ouvidoria, média de 153 manifestações por mês, com a sazonalidade mensal abaixo:

 

  • Classificação das manifestações

Após análise e categorização dos 1.837 registros, obteve-se a seguinte segmentação:

 

 

As manifestações foram classificadas, objetivando a facilidade na tratativa interna, conforme abaixo:

A partir da análise dos dados acima, percebe-se a maior recorrência é de solicitações de reanálise dos processos de irregularidades ou de ressarcimento. Entendendo essa necessidade, a Companhia pretende estruturar a solicitação deste serviço como etapa de análise de recurso na execução destes processos, concentrando na Ouvidoria apenas as manifestações de natureza deste canal.

 

  • Tempo de resposta

Concernente ao prazo de resposta de 20 dias, observando a Instrução Normativa nº 05/2016 aprovada pelo Decreto Municipal nº 27.032/2016, bem como a Circular nº 02/2017 da SECOM, nas 1.805 manifestações respondidas em 2018, a Companhia atingiu o objetivo em 80% das ocorrências, mantendo o tempo médio de resposta em 13 dias.

 

  • Pedidos de Informação

Ao longo de 2018, a Companhia Águas de Joinville recebeu 30 Pedidos de Informação, classificados da seguinte forma:

 

  • Especificação e Situação dos Pedidos de Informação

Classificação

Especificação

Quantidade

Situação

Coleta e Tratamento de Esgoto

Área atendida

1

Atendido

Coleta e Tratamento de Esgoto

Efluentes e lodo ETE

1

Atendido

Coleta e Tratamento de Esgoto

Previsão de obra

1

Atendido

Economia e Finanças

Matrículas ativas

1

Atendido

Economia e Finanças

Portal da Transparência

1

Atendido

Economia e Finanças

Tarifa de esgoto

1

Atendido

Gestão de Pessoas

Colaborador

3

Atendido

Gestão de Pessoas

Concurso

7

Atendido

Meio Ambiente

Geradores ETA

1

Atendido

Cadastro

Alvará Judicial – endereço

11

Atendido

Outros

Informação sobre contrato

1

Indeferido

Outros

Procedimento comercial

1

Atendido

 

Nos casos em que a informação solicitada não está clara, possui caráter sigiloso ou demanda levantamentos ainda não realizados, a Companhia avalia a possibilidade de atendimento, podendo indeferir o pedido e explanando os motivos para tal decisão. Em 2018, apenas 1 pedido de informação foi negado, em virtude de ausência de detalhes na solicitação.

 
  • Informações da Ouvidoria da Companhia Águas de Joinville​

A Ouvidoria da Companhia Águas de Joinville foi instituída em 2017 em virtude da necessidade da implementação de um canal de Ouvidoria aos clientes e cidadãos, bem como visando atender à Lei Federal nº 12.527/2011 e ao Decreto Municipal nº 27.448/2016, que dispõem sobre o acesso à informação.

 

Considerando que a Companhia faz parte da Administração Municipal e que a Prefeitura Municipal de Joinville tem instituída e em funcionamento uma Ouvidoria, celebrou-se um acordo de cooperação técnica, tornando a Ouvidoria do Município oficialmente o canal de Ouvidoria da Companhia.

 

O registro de manifestação, como ato de apresentar denúncia, reclamação, sugestão ou elogio sobre serviços/atividades ou requerer/solicitar informações de caráter público, pode ser feito pela internet (formulário eletrônico), presencialmente ou por telefone, possibilitando ao cliente/cidadão receber um parecer da Companhia e contribuir com o aprimoramento dos serviços.

 

Estuda-se ainda a possibilidade de migração para o sistema de gestão de manifestações de Ouvidoria (e-Ouv Municípios), ferramenta disponibilizada pela Controladoria Geral da União.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcos Henrique de Almeida Pires, Gerente, em 28/01/2019, às 13:41, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Camila Monick da Silva Hoffmann, Empregado(a) Público(a), em 28/01/2019, às 14:52, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cassiani Pinheiro Assmann, Gestor (a), em 28/01/2019, às 15:39, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 3061545 e o código CRC 2B4E8EE0.



Rua XV de Novembro, 3950 – Bairro Glória – CEP 89216-202 – Joinville – SC – www.aguasdejoinville.com.br


19.1.000668-5
3061545v11

Criado por laura.kwiezynski, versão 11 por cassiani.assmann em 28/01/2019 08:40:40.