Ligação nova de água

Instalação nova de água em imóvel atendido pela rede de distribuição de abastecimento de água.

Quem pode solicitar

  • A solicitação deverá ser feita pelo proprietário ou locatário do imóvel, desde que não possua restrição financeira com a Companhia Águas de Joinville; 
  • Caso não seja o proprietário ou locatário, é necessário apresentar procuração válida, com firma reconhecida ou com a apresentação do RG/CPF (cópia) do proprietário/locatário; 
  • Sócio administrador ou seu procurador, no caso de Pessoa Jurídica (apresentação do Contrato Social); 
  • Síndico ou seu procurador, no caso de condomínios (apresentação da Ata de Eleição registrada em cartório). 

Como solicitar

Para pedir o serviço de ligação nova de água, reúna a seguinte documentação:

  • RG e CPF;
  • Documento Público para comprovação de propriedade do imóvel (IPTU ou Registro Geral do Imóvel ou Escritura Pública ou Certidão de regularidade da ocupação);
  • Contrato de Compra e Venda (com assinatura reconhecida em cartório), mais o documento público em nome do proprietário anterior;
  • Contrato de Locação assinado pelo locador e locatário (neste caso, o locador deverá ser o proprietário do imóvel);
  • Número da inscrição imobiliária ou número da matrícula do imóvel;
  • Documento do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária);
  • Folha Resumo da Tarifa Social.

Observação: Para ligações de água que contemplarão imóveis com mais de 750m² ou a partir de três pavimentos, verifique Solicitação de Estudo de Viabilidade Técnica (VT).

Presencialmente:

  • Apresentar a documentação necessária (cópias) em uma das nossas unidades de atendimento presencial mediante agendamento; 
  • Após a análise dos documentos e verificação da localização do imóvel – certificando que está situado em área regular junto ao órgão municipal competente e que o local é atendido pelo sistema público de abastecimento de água – será registrada a solicitação do serviço. No ato do pedido, são gerados o formulário, a Declaração de responsabilidade e o Contrato de prestação de serviços para assinatura; 
  • Depois das assinaturas, o cliente recebe um folder com instruções para instalação da caixa (caso a ligação seja de grande consumo, o padrão utilizado deve ser este); 
  • A caixa-padrão deverá ser adquirida em uma loja de material de construção; 
  • Depois de realizar a instalação da caixa conforme as instruções do folder e ser devidamente identificada conforme numeração do imóvel, o solicitante deverá solicitar a vistoria ou a autovistoria.


E-mail:

  • O cliente deverá enviar para o e-mail atendimento@aguasdejoinville.com.br os documentos acima citados, inclusive o Formulário preenchido e assinado; 
  • A solicitação será analisada em até três dias úteis; 
  • Após a análise dos documentos e verificação da localização do imóvel – certificando que está situado em área regular junto ao órgão municipal competente e que o local é atendido pelo sistema público de abastecimento de água –, será registrada a solicitação do serviço; 
  • A caixa-padrão deverá ser adquirida em uma loja de material de construção; 
  • Depois de realizar a instalação da caixa conforme as instruções do folder e ser devidamente identificada conforme numeração do imóvel, o solicitante deverá solicitar a vistoria ou a autovistoria.

> Solicitar vistoria:  

  • A liberação poderá ser feita pelos seguintes canais: central telefônica 115 / 0800 723 0300, pelo e-mail atendimento@aguasdejoinville.com.br ou em uma das nossas unidades de atendimento presencial; 
  • Em até cinco dias úteis, o fiscal irá até o local e: 
    • Se for aprovada, a caixa-padrão recebe um selo de aprovação e o serviço de instalação é liberado para execução; 
    • Se for reprovada, o fiscal deixará um documento com o(s) apontamento(s) da(s) irregularidade(s) encontrada(s). 

> Solicitar autovistoria: 

  • Acessar o Formulário de autovistoria de caixa-padrão; 
  • Preencher os campos do formulário e anexar as fotos correspondentes; 
  • Aguardar o recebimento do parecer por e-mail (caixa aprovada, reprovada ou necessidade de vistoria em campo).  
  • Após a regularização dos apontamentos, o solicitante deverá entrar em contato novamente com a Companhia para liberar a vistoria da caixa-padrão. Inicia-se nova contagem de prazo; 
  • Se a caixa-padrão for aprovada, o serviço de padronização é programado e inicia-se o prazo para execução. Se a caixa-padrão for reprovada, o cliente será informado por e-mail sobre as irregularidades encontradas ou sobre a necessidade de visita em campo.


Onde e quando fazer

Canal Onde Quando
Site Não é possível
Presencial Unidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300 Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento
Telefone Não é possível
E-mail atendimento@aguasdejoinville.com.br Todos os dias, das 8h às 17h. A solicitação será analisada em até 2 (dois) dias úteis.
WhatsApp Não é possível

Quanto custa

*O valor da cobrança do serviço poderá ser atualizado conforme tabela tarifária vigente na execução do mesmo.

Qual o prazo

Os serviços serão atendidos dentro dos seguintes prazos: 

Ligação de água em área urbana 

  • 5 dias úteis para vistoria e orientação das instalações; 
  • 1 dia útil em caso de autovistoria;
  • 10 dias úteis para a execução da ligação nova, contados a partir da data de aprovação da caixa-padrão.  

Ligação de água em área rural

  • 4 dias úteis para vistoria e orientação das instalações; 
  • 6 dias úteis para a execução da ligação nova, contados a partir da data de aprovação da caixa-padrão.

Como funciona

  1. Após apresentar a documentação necessária para o pedido da ligação nova de água, o usuário recebe um folder com instruções para sua instalação; 
  2. O cliente adquire a caixa-padrão em uma loja de material de construção; 
  3. Depois de realizada a instalação da caixa-padrão, o solicitante deve ligar para o telefone 115 e liberar a vistoria (veja outras formas de solicitar vistoria aqui). Neste momento, é iniciada a contagem do prazo; 
  4. Um fiscal irá até o local para verificar se a caixa-padrão foi instalada conforme as orientações do folder; 
  5. Se for aprovada, a caixa-padrão recebe um selo e o serviço de instalação da ligação nova é liberado para execução; 
  6. Se não for aprovada, o fiscal deixa um documento com o apontamento das irregularidades encontradas; 
  7. Também é possível solicitar a autovistoria, de forma remota; 
  8. Após a correção dos apontamentos, o solicitante deve ligar novamente para o telefone 115 e liberar a vistoria da caixa-padrão. Inicia-se a contagem do prazo; 
  9. Para execução da instalação, o pavimento de ruas e calçadas precisa ser escavado; 
  10. A recomposição de pavimentos da rua, calçadas e meio-fio é realizada em até sete dias.

Veja também: