Água – Análise de água – Rios de Joinville

Atualmente, a Companhia Águas de Joinville tem implementado o monitoramento da qualidade das águas dos rios de Joinville, nas regiões que estão recebendo o sistema de esgotamento sanitário.

As práticas relacionadas ao monitoramento incluem a coleta de dados e de amostras de água em locais específicos, com periodicidade definida, de modo a permitir analisar características físicas, químicas e biológicas que possam indicar a qualidade da água destes rios.

O resultado deste monitoramento permite o cálculo do IQA – Índice de Qualidade das Águas criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation, que a partir de 1975 começou a ser utilizado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Esse índice é composto por nove parâmetros: Oxigênio Dissolvido, Coliformes Fecais, pH, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Nitrogênio Total, Fósforo Total, Temperatura, Turbidez e Sólidos Totais.

A partir do cálculo efetuado, pode-se determinar a qualidade das águas brutas, que é indicada pelo IQA, variando numa escala de 0 a 100, como mostra a tabela 1:

 

Confira abaixo os gráficos que mostram o IQA nos rios Itaum, Itaum Mirim e Águas Vermelhas:

 

Rio Itaum

Gráfico 1: RBC12: Rua Florianópolis, 1509 – Guanabara – Joinville/SC

 

Rio Itaum Mirim

Gráfico 2: RBC13: Rua Florianópolis, 2661 – Guanabara – Joinville/SC

 

Rio Itaum Mirim

Gráfico 3: RBC15: Rua Lisandro de Paula Santos Lima, 12 – João Costa – Joinville/SC

 

Rio Águas Vermelhas

Gráfico 4: RVN3: Estrada Arataca – São Marcos – Joinville/SC

 

Rio Águas Vermelhas

Gráfico 5: RMM1: Rua Minas Gerais – Nova Brasília – Joinville/SC

Compartilhe