Água – Relatório Anual

A Companhia Águas de Joinville realiza o monitoramento da qualidade da água em todos os bairros do município de Joinville.

De acordo com a Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, a Companhia Águas de Joinville realiza o monitoramento da qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até os locais de consumo. Mensalmente, 262 pontos de controle são monitorados, contemplando todos os bairros do município. As amostras são coletadas diariamente e analisadas no Laboratório de Controle de Qualidade da Companhia (LCQ), garantindo assim a qualidade da água da população abastecida.

Clique aqui para conferir os relatórios anuais de água.

 

O que significa cada parâmetro analisado?

Cloro
O cloro residual presente na rede de distribuição garante a qualidade da água caso haja algum tipo de contaminação ao longo da rede em função de rompimento da mesma. A faixa de valores-limite para cloro está entre 0,2 e 5,0 mg/L (1,0 mg/L = 1,0 grama por 1.000 litros). Abaixo de 0,2mg/L não há garantia de desinfecção.

Cor
Indicador de presença de substâncias dissolvidas, geralmente de natureza orgânica. O máximo permitido é de 15 uH, por razões estéticas.

Turbidez
Parâmetro indicador da presença de partículas em suspensão, tais como areia fina, silte, argila e micro-organismos, entre outros. O valor máximo permitido é de 5,0 NTU.

pH
É utilizado para expressar a acidez de uma solução. A faixa de valores-limite de pH está entre 6,0 e 9,5. Valores abaixo de 6,0 tendem a ser corrosivos, enquanto águas com valores maiores que 9,5 tendem a formar incrustações em tubulações metálicas.

Flúor
É um componente presente na água potável para prevenir cáries dentárias. A ingestão prolongada de valores acima do máximo permitido (1,5 mg/L) pode acarretar a ocorrência de fluorose dentária.

Coliformes Totais
Parâmetro indicador da possibilidade da existência de micro-organismos patogênicos (causadores de doenças). De acordo com Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, é tolerada a presença de coliformes totais em 5% das amostras analisadas.