Contestação de fatura

Processo solicitado pelo cliente quando este não concorda com o valor da fatura de água, esgoto ou outros serviços que estão em desacordo com o padrão do imóvel ou hábitos de consumo dos moradores.

Quem pode solicitar

  • A solicitação poderá ser feita pelo morador ou proprietário do imóvel.

Como solicitar

Presencialmente: 

  • Informar ao atendente:
    • Número da matrícula da fatura de água ou
    • CPF do titular ou
    • Endereço completo do imóvel.
  • Apresentar a leitura atual do hidrômetro;
  • Informar qual(is) fatura(s) deseja reivindicar;
  • Descrever o problema;
  • Em seguida, será gerado um protocolo de contestação;
  • A manifestação será analisada em 15 dias;
  • Após a conclusão, será gerado um contato ativo para informar o cliente sobre o parecer.

Telefone:

  • Informar ao atendente o número de matrícula da fatura de água;
  • Relatar o problema, informando a leitura atual no hidrômetro e qual(is) fatura(s) está reivindicando;
  • Em seguida, será gerado um protocolo da contestação;
  • A manifestação será analisada em 15 dias;
  • Após a conclusão, será gerado um contato ativo para informar o cliente sobre o parecer.

E-mail:

  • Informar:
    • Número de matrícula da fatura de água ou
    • CPF do titular ou
    • Endereço completo do imóvel.
  • Apresentar a leitura atual do hidrômetro;
  • Informar qual(is) fatura(s) deseja reivindicar;
  • Descrever o problema;
  • Em seguida, será gerado um protocolo de contestação;
  • A manifestação será analisada em 15 dias;
  • Após a conclusão, será gerado um contato ativo para informar o cliente sobre o parecer.

Onde e quando fazer

Canal Onde Quando
Presencial Unidades de atendimento Segunda a sexta-feira, 8h às 17h na unidade central, exceto feriados e pontos facultativos.

Nas demais unidades, o horário é o informado para cada unidade de atendimento.

Telefone 115 ou 0800 723 0300 Todos os dias, 24 horas, inclusive fins de semana, feriados e pontos facultativos.
E-mail atendimento@aguasdejoinville.com.br Todos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quanto custa

Qual prazo

  • O prazo para análise é de 15 dias úteis.

Como funciona

  1. O usuário inicia o processo de contestação de fatura;
  2. A revisão da fatura poderá ser enquadrada nos casos abaixo (veja a tabela);
  3. O processo será analisado pelo setor responsável dentro de 15 dias úteis; 
  4. Após a conclusão da análise, caso a manifestação seja “DEFERIDA”, a fatura contestada será recalculada, ficando disponível no sistema para quitação. Esta poderá ser retirada em uma das unidades de atendimento presencial ou pelo site da Águas de Joinville, aqui; 
  5. Caso a fatura já tenha sido quitada, o valor pago a mais será restituído por meio da matrícula ou conta bancária, de acordo com a forma escolhida pelo cliente; 
  6. Durante o processo, a fatura contestada ficará pendente no sistema. Caso a data de vencimento tenha expirado, a ligação de água estará sujeita a corte. 

Tabela com a quantidade máxima de faturas que podem ser contestadas

Motivo Limite de faturas a contestar
Corrigir categoria (residencial/comercial/industrial) Não se aplica
Cobrança de serviço As faturas com o serviço faturado
Cobrança de água indevida Até  duas faturas
Cobrança de esgoto indevida Será analisada pelo serviço de restituição 
Corrigir consumo elevado – acúmulo de média Até duas faturas
Corrigir consumo elevado* Até duas faturas 
Erro de leitura Será analisado 
Verificar funcionamento do hidrômetro** Até duas faturas 
Cobrança de multa As faturas com a multa faturada
Verificar inconsistência no pagamento Todas as faturas afetadas
Corrigir nº de economias Não se aplica

* No caso de contestação por consumo elevado de água decorrente de vazamento nas instalações hidráulicas internas do imóvel, poderá ser solicitada a abertura de um processo de vazamento interno. Para mais informações, acesse aqui. 

** O cliente poderá solicitar a aferição do hidrômetro em uma unidade de atendimento presencial. 

 

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