Processo realizado quando acontecer algum vazamento não visível (oculto) nas tubulações internas do imóvel até o hidrômetro, e que vincule alterações no consumo de água.
Esse tipo de vazamento é geralmente percebido pelo morador devido ao aumento do volume medido de água na fatura. Baixe AQUI o folder explicativo.
Exemplos de vazamento oculto
- Vazamento não localizado em que foi necessário instalar uma nova tubulação;
- Vazamento identificado com o uso de aparelhos de escuta (ex.: geofone);
- Tubulações/conexões enterradas ou embutidas em concreto;
- Vandalismo com danificação de equipamento (hidrômetro), necessário apresentar boletim de ocorrência.
Caso esteja com dificuldade para encontrar o vazamento, siga as dicas presentes aqui ou contate um encanador de sua confiança.
Quem pode solicitar
- A solicitação poderá ser realizada por qualquer cliente;
- Sócio administrador ou seu procurador, no caso de Pessoa Jurídica;
- Síndico ou seu procurador, no caso de condomínios.
Como solicitar
Presencialmente/ e-mail
Caso o consumo de água tenha sido alterado devido ao vazamento oculto nas tubulações internas do imóvel (até o hidrômetro), após realizar o conserto, é preciso reunir os seguintes documentos:
- Declaração de ocorrência de vazamento oculto (disponível aqui). A declaração deve estar preenchida com a data do conserto e descrição do local onde ocorreu o vazamento;
Preencha o formulário nesta ordem:
1. Número da matrícula;
2. Nome do morador;
3. Telefone para contato, e-mail (se tiver);
4. Informe o local do vazamento e como foi o conserto. Ex.: Vazamento no cano que fica embaixo do piso na calçada externa, foi aberto e consertado por um encanador;
5. Data do conserto;
6. Leitura do hidrômetro no dia em que ocorreu o conserto;
7. Número de moradores do imóvel;
8. Assine a declaração.
- Laudo do conserto (quando houver a contratação de um profissional para executar o serviço, o mesmo pode fornecer um documento descrevendo o que foi feito para consertar o vazamento);
- Nota fiscal (quando houver compra de peças ou contratação de serviços para o conserto do vazamento);
- Registro fotográfico colorido e em boa resolução de imagem*. O que deve ser fotografado:
1. Foto da fachada do imóvel;
2. Foto do local em que apareça o vazamento;
3. Foto do local após o conserto. - RG e CPF ou Contrato Social e CNPJ CÓPIA.* Confira aqui como devem ser as fotos comprobatórias.
O que é vazamento oculto e o que não é?
Vazamento visível | Vazamento oculto |
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Onde solicitar
Canal | Onde | Quando |
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Presencial | Unidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300 | Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento. |
Telefone | 115 ou 0800 723 0300 | Somente quando se tratar de inclusão da 2ª fatura no processo, ou para agendar atendimento presencial. |
atendimento@aguasdejoinville.com.br | Todos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada em até 48 horas (úteis), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. |
Quanto custa
- O serviço não tem custo.
Qual prazo
- O prazo para o cliente solicitar a revisão de fatura por vazamento interno é de até 45 dias, contados a partir da data de leitura em que houve ocorrência do vazamento. No período de recesso da Companhia Águas de Joinville, a contagem do prazo será suspensa, voltando a contar após o retorno das atividades.
- Os casos fora do prazo de contestação, justificados por motivo de força maior e devidamente comprovados, poderão ser revistos e concedido o ingresso para a contestação do faturamento. São motivos de força maior: doença grave, acidentes ou outro que impossibilite o morador atual de dar entrada na solicitação ou verificar e consertar o vazamento.
- O prazo para análise do processo de vazamento, realizada pela Águas de Joinville, é de até 90 dias, contados a partir da data de abertura do processo de vazamento.
Como funciona
- Após o conserto do vazamento oculto na rede interna do imóvel, o cliente deverá apresentar os documentos solicitados, descritos no campo “Como solicitar?”, junto à unidade de atendimento presencial ou enviá-los por e-mail;
- A critério da Companhia, poderá ser gerada uma ordem de serviço para fiscalizar o conserto do vazamento no imóvel;
- Poderão ser revisadas no máximo duas faturas sequenciais dentro de um período correspondente a 12 meses – verificada a data de leitura e de conserto;
- A segunda fatura do processo poderá ser incluída via atendimento presencial, e-mail ou informação pelo telefone;
- A(s) fatura(s) com o consumo anormal ficará(ão) em alteração durante a tramitação do processo;
- Após a conclusão do processo, o cliente será informado por meio de telefone ou pelo e-mail cadastrado;
- A(s) fatura(s) ficará(ão) disponível(is) no sistema para quitação e poderá(ão) ser retirada(s) em uma das unidades de atendimento ou pelo site, clicando aqui.
Atos regulamentadores