A aferição de hidrômetro é um procedimento de avaliação do equipamento conforme as normas do INMETRO. Este recurso é utilizado quando o cliente questiona a eficácia e eficiência do medidor depois de esgotadas as possibilidades administrativas e técnicas.
Quem pode solicitar
- Morador, proprietário do imóvel ou outra pessoa com procuração (assinatura do morador/proprietário igual à da identidade/CNH e cópia deste).
Como solicitar
Presencialmente/ e-mail
Para solicitar aferição, são necessários os seguintes documentos:
- Foto do RG e CPF ou Contrato Social e CNPJ do morador/proprietário (obrigatório);
- Controle diário de leitura de pelo menos os quatro últimos dias, leitura de manhã ao acordar e à noite antes de dormir (obrigatório).
Onde e quando fazer
Canal | Onde | Quando |
---|---|---|
Presencial | Unidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300 | Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento. |
atendimento@aguasdejoinville.com.br | Todos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. |
Quanto custa
Caso a aferição seja rejeitada (hidrômetro em desconformidade), o serviço não tem custo;
Caso a aferição seja aprovada (hidrômetro em conformidade), o serviço possui custo conforme tabela tarifária.
Qual o prazo
- 30 dias.
Como funciona
- O cliente que tem dúvidas em relação à precisão de medição do hidrômetro (HD) pode solicitar a aferição do equipamento;
- Após apresentar a documentação necessária e as medições do HD, o usuário entra em contato com a Águas de Joinville e solicita o serviço;
- Dentro de 30 dias, um técnico irá até o imóvel para retirada e instalação de um novo aparelho no local;
- O hidrômetro é levado ao LabHidro, o Laboratório de Hidrometração da Companhia, onde é realizada uma série de testes com o equipamento. A bancada do LabHidro é certificada pelo INMETRO;
- A Companhia emite um laudo sobre o funcionamento do HD, cujo resultado é informado ao cliente pelo atendimento da Águas de Joinville;
- O laudo fica disponível para retirada na unidade de atendimento central, sem necessidade de agendamento para retirada.
Veja também: