A Companhia Águas de Joinville mantém permanentemente um programa de substituição e adequação do parque de hidrômetros, seguindo critérios técnicos recomendados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelas normativas internas da Companhia.
Para que serve o hidrômetro?
O hidrômetro é o aparelho que mede, continuamente, o volume de água consumido pelo imóvel. A medição realizada pelo parque de hidrômetros permite o cálculo da demanda necessária para abastecer a cidade. O volume de água registrado pelo hidrômetro também é parte constituinte do valor da fatura.
Por que os hidrômetros são substituídos?
Como qualquer outro equipamento de medição, os hidrômetros possuem uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a leitura.
A substituição preventiva de hidrômetros visa garantir a medição correta do volume água consumido no imóvel, garantindo a exatidão da leitura para fins de cobrança e dimensionamento de todo o sistema de abastecimento.
Quando um hidrômetro é substituído, um folder explicativo é deixado no local. Nele, são registradas as leituras do hidrômetro antigo retirado e do novo instalado, assim como a data da execução do serviço.
Quem pode solicitar?
A substituição é realizada pelas equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville, seguindo cronograma de renovação do parque de hidrômetros.
Quanto custa?
O serviço de substituição preventiva de hidrômetro não possui custo para cliente, exceto se for constatada alguma irregularidade no hidrômetro.
Qual o prazo?
A substituição preventiva de hidrômetros acontece em um prazo não maior do que sete anos após a data de instalação.
Depois da substituição do hidrômetro pode ocorrer alteração no consumo?
Alguns hidrômetros com o passar do tempo sofrem desgaste ocasionado pelo uso, marcando o consumo menor que o real. Após a substituição, os hidrômetros voltam a marcar o consumo correto.
Como controlar o consumo?
No leitor do hidrômetro, considere os algarismos pretos e despreze os outros. Diminua a leitura atual da leitura anterior para obter o consumo mensal, em metro cúbico. Cada m³ corresponde a mil litros de água.
Houve alteração de consumo. O que devo fazer?
Caso ocorra registro de consumo anormal após a substituição do hidrômetro, o consumidor deve primeiramente verificar se não existem vazamentos na tubulação interna de água. É considerado vazamento interno todo aquele que for encontrado depois do hidrômetro/caixa-padrão em direção à unidade consumidora. O conserto do vazamento é de responsabilidade do morador.
- Saiba como identificar um vazamento oculto.
- Se você identificou um vazamento oculto, saiba como solicitar o Processo de Vazamento Oculto.
Solicitar parcelamento
Caso ocorra aumento no valor da fatura – tanto por consumo real aferido quanto por vazamento identificado –, o cliente pode solicitar o parcelamento de débitos.
Como funciona?
- A Companhia Águas de Joinville realiza a substituição do hidrômetro em prazo não maior do que sete anos após a instalação;
- O cliente pode controlar seu consumo;
- Caso haja alteração de consumo é importante verificar se não existe um vazamento interno e/ou adequar hábitos de consumo;
- Caso seja identificado um vazamento oculto, o cliente deve consertar e entrar com o Processo de Vazamento Oculto;
- Caso ocorra aumento no valor da fatura, a critério do cliente é possível solicitar o parcelamento de débitos.
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