Substituição de hidrômetro

A Companhia Águas de Joinville mantém permanentemente um programa de substituição e adequação do parque de hidrômetros, seguindo critérios técnicos recomendados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelas normativas internas da Companhia. 

Para que serve o hidrômetro? 

O hidrômetro é o aparelho que mede, continuamente, o volume de água consumido pelo imóvel. A medição realizada pelo parque de hidrômetros permite o cálculo da demanda necessária para abastecer a cidade. O volume de água registrado pelo hidrômetro também é parte constituinte do valor da fatura  

Por que os hidrômetros são substituídos? 

Como qualquer outro equipamento de medição, os hidrômetros possuem uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a leitura.  

A substituição preventiva de hidrômetros visa garantir a medição correta do volume água consumido no imóvel, garantindo a exatidão da leitura para fins de cobrança e dimensionamento de todo o sistema de abastecimento.  

Quando um hidrômetro é substituído, um folder explicativo é deixado no local. Nele, são registradas as leituras do hidrômetro antigo retirado e do novo instalado, assim como a data da execução do serviço.

Quem pode solicitar?

A substituição é realizada pelas equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville, seguindo cronograma de renovação do parque de hidrômetros. 

Quanto custa?

O serviço de substituição preventiva de hidrômetro não possui custo para cliente, exceto se for constatada alguma irregularidade no hidrômetro.  

Qual o prazo?

A substituição preventiva de hidrômetros acontece em um prazo não maior do que sete anos após a data de instalação.  

Depois da substituição do hidrômetro pode ocorrer alteração no consumo?

Alguns hidrômetros com o passar do tempo sofrem desgaste ocasionado pelo uso, marcando o consumo menor que o real. Após a substituição, os hidrômetros voltam a marcar o consumo correto.  

Como controlar o consumo? 

No leitor do hidrômetro, considere os algarismos pretos e despreze os outros. Diminua a leitura atual da leitura anterior para obter o consumo mensal, em metro cúbico. Cada m³ corresponde a mil litros de água. 

Houve alteração de consumo. O que devo fazer?

Caso ocorra registro de consumo anormal após a substituição do hidrômetro, o consumidor deve primeiramente verificar se não existem vazamentos na tubulação interna de água. É considerado vazamento interno todo aquele que for encontrado depois do hidrômetro/caixa-padrão em direção à unidade consumidora. O conserto do vazamento é de responsabilidade do morador. 

Solicitar parcelamento

Caso ocorra aumento no valor da faturatanto por consumo real aferido quanto por vazamento identificado –, o cliente pode solicitar o parcelamento de débitos

Como funciona?  

  1. A Companhia Águas de Joinville realiza a substituição do hidrômetro em prazo não maior do que sete anos após a instalação; 
  2. O cliente pode controlar seu consumo; 
  3. Caso haja alteração de consumo é importante verificar se não existe um vazamento interno e/ou adequar hábitos de consumo; 
  4. Caso seja identificado um vazamento oculto, o cliente deve consertar e entrar com o Processo de Vazamento Oculto; 
  5. Caso ocorra aumento no valor da fatura, a critério do cliente é possível solicitar o parcelamento de débitos.

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