Serviço destinado às famílias com condições especiais de vulnerabilidade social ou que não se enquadrem na Tarifa Social, proporcionando um valor reduzido nos primeiros 15 m³ de consumo de água, conforme tabela tarifária vigente.
Quem pode solicitar
- Famílias com Cadastro Único e Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) igual ou superior a 15 (quinze); ou
- Idosos que morem sozinhos com renda de até 1 salário mínimo; ou
- Famílias compostas apenas por idosos e renda familiar de até 2 salários mínimos; ou
- Famílias moradoras em condomínios de interesse social (Minha Casa Minha Vida Faixa 1); ou
- Clientes que recebam Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)
Resposta positiva para o item: |
Pontuação |
Beneficiário do Bolsa Família |
10 |
Pessoa com Doença Incapacitante na composição familiar (Art. 151 da Lei 8.213/1991) |
10 |
Idoso na composição familiar (Art. 1º da Lei 10.741/2003) |
10 |
Criança ou adolescente na composição familiar (Art. 2º da Lei 8.069/1990) |
7 |
Pessoa com deficiência na composição familiar (Art. 2º da Lei 13.146/2015) |
5 |
Família Monoparental* (Art. 226 da Constituição Federal, §4º) |
4 |
Imóvel é alugado |
4 |
Número de pessoas que moram na residência |
1 ponto por pessoa |
* Será considerada família monoparental aquela constituída por um dos genitores e seus dependentes, estendida à entidade familiar chefiada por algum parente ou responsável legal que não um dos genitores, sendo comprovada a dependência financeira a apenas um adulto provedor.
Como solicitar
Presencialmente:
- O cliente deverá procurar a unidade de atendimento da sua preferência, com os seguintes documentos:
-
- RG/CPF ou CNH;
- Comprovante de renda;
- Folha resumo do Cadastro Único, quando houver (veja como ingressar no Cadastro Único aqui);
- Cartão de beneficiário do BPC, quando houver;
- Laudo médico, em caso de doença incapacitante;
- Em seguida, será realizada a inserção do benefício no sistema comercial.
E-mail:
- O cliente deverá enviar um e-mail para atendimento@aguasdejoinville.com.br, com os seguintes documentos:
-
- RG/CPF ou CNH;
- Comprovante de renda;
- Folha resumo do Cadastro Único, quando houver (veja como ingressar no Cadastro Único aqui);
- Cartão de beneficiário do BPC, quando houver;
- Laudo médico, em caso de doença incapacitante;
- Após análise do setor responsável, será realizada a inserção do benefício no sistema comercial e informado o protocolo.
Site:
- O cliente deverá preencher o formulário eletrônico disponível aqui e enviar:
- RG/CPF ou CNH;
- Comprovante de renda;
- Folha resumo do Cadastro Único, quando houver (veja como ingressar no Cadastro Único aqui);
- Cartão de beneficiário do BPC, quando houver;
- Laudo médico, em caso de doença incapacitante;
- Após análise do setor responsável, será realizada a inserção do benefício no sistema comercial e informado o protocolo.
Onde e quando fazer
Canal | Onde | Quando |
---|---|---|
Site | Formulário eletrônico | Todos os dias, 24h. A solicitação será analisada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. |
Presencial | Unidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300 | Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento |
Telefone | Não é possível | |
atendimento@aguasdejoinville.com.br | Todos os dias, 24h. A solicitação será analisada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. |
Quanto custa
- A solicitação do serviço é gratuita.
- O valor da Tarifa Social de Água e Esgoto consiste em percentual de desconto sobre a tarifa aplicável aos primeiros 15 m³ por residência classificada no benefício. Sobre o excedente de consumo, será aplicada tarifa regular, conforme tabela tarifária vigente.
Qual o prazo
- O cadastro é feito no ato da solicitação e o benefício é incluso na primeira fatura após o cadastramento.
Como funciona
- Para solicitar a inclusão na tarifa social, o cliente deverá solicitar o serviço pelo canal desejado conforme o item “Como solicitar”;
- O atendente confere se todos os requisitos para receber o benefício foram preenchidos;
- O cadastro na tarifa social especial é efetivado e o protocolo é informado ao cliente;
- A tarifa social especial passa a vigorar a partir da primeira fatura após o cadastramento e tem validade de 2 anos após a data da inclusão;
- Um assistente social da Companhia Águas de Joinville poderá realizar visita domiciliar nas residências e poderá suspender o benefício caso os critérios não sejam cumpridos.
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