Transferir titularidade

Solicitação para transferir ou atualizar o cadastro do atual morador/proprietário da fatura de água do imóvel. Imobiliárias e Administradoras de Condomínios podem solicitar o serviço por meio do nosso canal de atendimento exclusivo. 

Quem pode solicitar

  • A solicitação deverá ser feita pelo proprietário e/ ou morador do imóvel; 
  • Caso não seja o proprietário e/ou morador, é necessário apresentar procuração válida, com firma reconhecida ou com a apresentação do RG/CPF original do proprietário. A procuração poderá ser retirada junto ao nosso balcão de atendimento ou aqui; 
  • Imobiliárias/ Administradoras de Condomínios cadastradas no atendimento corporativo. Para se cadastrar, basta clicar aqui; 
  • Sócio administrador ou seu procurador, no caso de pessoa jurídica; 
  • Síndico ou seu procurador, no caso de condomínios. A procuração poderá ser retirada junto ao nosso balcão de atendimento ou aqui. 

Como solicitar

Presencialmente:

  1. O cliente apresenta a documentação necessária (cópia) na unidade de atendimento; 
  2. Após a análise da documentação, a transferência é realizada, gerando formulário, declaração de responsabilidade e contrato para assinatura.

E-mail:

  1. O cliente envia a documentação necessária (cópia) para o e-mail; 
  2. Após a análise da documentação, a transferência é realizada, gerando formulário, declaração de responsabilidade e contrato para assinatura.

Documentação necessária

Para pedir o serviço, seja qual for o canal, o usuário deverá ter os seguintes documentos (cópia): 

Para transferência de PROPRIETÁRIO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF do novo proprietário; 
  • Documento Público para comprovação de propriedade do imóvel (IPTU ou Registro Geral do Imóvel ou Escritura Pública ou Alvará de Construção); ou 
  • Contrato de Compra e Venda assinado e o documento público em nome do proprietário anterior. 

Para transferência de MORADOR

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF; 
  • Contrato de Aluguel (com assinatura do titular/proprietário); ou 
  • Comprovante de residência oficial (fatura de energia elétrica, telefone, cartão de crédito, correspondências bancárias, extrato FGTS, IRPF, Demonstrativos do INSS ou SRF, etc.); ou 
  • Cadastro da Tarifa Social – Folha Resumo atualizada; ou 
  • Procuração do proprietário com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF do proprietário; ou 
  • Proprietário e morador presentes no atendimento presencial no ato da solicitação; ou 
  • Verificação de dados cadastrais (quando o cliente não apresentar documentos que comprovem a moradia no local); ou 
  • Certidão de casamento atualizada, caso o morador seja cônjuge do proprietário. 

Para transferência de RETORNO AO PROPRIETÁRIO (encerramento de contrato de aluguel)

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • O locatário deverá apresentar a leitura atual do hidrômetro e documento que comprove a saída do local (caso o contrato de locação esteja ainda vigente) como documento de entrega de chaves ou distrato; 
  • Procuração do proprietário com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF do proprietário; 
  • Será gerada fatura antecipada e valores pendentes no sistema. 

Para transferência em caso de FALECIMENTO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • Cônjuge: apresentar Certidão de Óbito do titular ou Documento Público para comprovação de posse do imóvel (IPTU ou Registro Geral do Imóvel ou Escritura); 
  • Filho: apresentar certidão de óbito do pai/mãe titular da matrícula. Caso haja mais de um herdeiro, é necessário apresentar procuração assinada pelos irmãos, pelo menos 50% deles. 

Para transferência em caso de PESSOA JURÍDICA

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF do sócio administrador; 
  • Cópia do Contrato Social; 
  • Procuração do sócio administrador com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF; 
  • Documento em nome da Empresa/Instituição. 

Para alteração de NOME DE CONDOMÍNIO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF do síndico/administrador; 
  • Procuração do síndico com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF; 
  • Ata do condomínio registrada em cartório; 
  • Cartão de CNPJ; 
  • Documento Público em nome do condomínio (IPTU, Escritura Pública, Registro Geral ou Auxiliar). 

Onde e quando fazer

Canal Onde Quando
Presencial Unidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300 Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento
E-mail atendimento@aguasdejoinville.com.br Todos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada em até 48 horas (úteis), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Nos casos de Imobiliárias e Administradoras de Condomínios, é possível realizar o serviço por meio do nosso canal de atendimento exclusivo para imobiliárias e administradoras de condomínios. Clique aqui para saber como.

Quanto custa

  • Este serviço é gratuito.

Qual prazo

  • A transferência requerida no atendimento presencial é finalizada no ato da solicitação do serviço. Para solicitações realizadas por e-mail, a confirmação da transferência ocorrerá em até três dias úteis. 

Como funciona

  1. O cliente apresenta/envia para a Águas de Joinville a documentação necessária para cada caso; 
  2. A Companhia realiza a análise da documentação. Presencialmente, a transferência é concluída no ato do pedido. Caso a solicitação seja feita via site ou e-mail, a confirmação é feita em até três dias úteis. 

 

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