Serviço realizado por técnicos da Companhia na rede de distribuição de água, durante o período noturno, com o objetivo de identificar vazamentos que não são visíveis durante o dia. O trabalho consiste em escutar possíveis vazamentos utilizando um equipamento denominado geofone.
Quem pode solicitar
- Não se aplica. O serviço é definido pela equipe operacional após estudos de pressão em uma determinada área ou preventivamente por toda a cidade.
Como solicitar
- As pesquisas são de duas (2) categorias:
- Proativas: realizadas após averiguação de ocorrências de baixa pressão ou falta de água em uma determinada região. As reclamações são recebidas via telefone 115 e pelo site na seção informar falta de água.
- Preventivas: realizadas em toda a cidade, seguindo agenda definida pelo setor operacional.
Onde solicitar
- Não se aplica. As pesquisas proativas são definidas pelo setor operacional com base nas ocorrências de baixa pressão ou falta de água registradas pelo telefone 115 ou pelo site na seção informar falta de água.
Quanto custa
- Não se aplica.
Qual prazo
- Não se aplica. As varreduras na rede acontecem diariamente, seguindo agenda definida pelo setor operacional. Saiba os bairros onde a pesquisa está sendo realizada.
Como funciona
- Após definição das áreas a serem monitoradas, os técnicos da Companhia se dirigem às ruas da região munidos de um equipamento denominado geofone.
- Os geofones são equipamentos utilizados para escutar o solo: quando líquidos pressurizados escapam por um orifício, eles criam vibrações e ruídos bem típicos. Estes ruídos são identificados e localizados por técnicos treinados que conseguem distinguir os diferentes sons captados pelo geofone.
- A varredura da área ocorre normalmente durante a madrugada. Nesse período, há menos barulhos ambientais (tráfego de veículos, músicas e pessoas) e a pressão hidráulica é maior por causa do menor consumo de água durante a noite.
- Pelo fone de ouvido, um técnico de geofone experiente consegue qualificar um ruído como o de vazamento; pelo indicador de intensidade do ruído, o profissional consegue localizar o ponto mais próximo ou até mesmo determinar o local exato onde a água está vazando.
- Após localizar o vazamento, o técnico indica, via aplicativo operacional, o local do rompimento da rede, utilizando as coordenadas de latitude e longitude (georreferenciamento).
- Para obter mais precisão, o técnico também pode grafar no pavimento o código interno que identifica vazamentos não visíveis.
- O técnico também abre um protocolo de conserto de vazamento. O protocolo informa a gravidade do vazamento e o diâmetro da tubulação. Assim, a equipe de manutenção pode solicitar a priorização da manutenção sempre que necessário.
- Após o conserto do vazamento, técnicos monitoram as ocorrências de reclamação e a pressão da água na região.
- Se necessário, uma nova varredura na região pode ser realizada.
Pode interessar:
Informar falta de água.
Informar vazamento na rua.